Observatório da Indústria inicia trabalho relativo ao acordo de cooperação com o Ministério da Economia para redução do Custo Brasil
O Observatório da Indústria da FIEC recebeu nesta quinta-feira (17/9) a visita de representantes do Ministério da Economia para dar início ao trabalho conjunto no âmbito do acordo de cooperação para monitoramento e redução do Custo Brasil. Luca Seeder Iacona, coordenador-geral de Ambiente de Negócios no Ministério da Economia, e Leonardo Durans, chefe da divisão dos Projetos Estratégicos do Ministério da Economia, cumpriram agenda na FIEC para dar start ao projeto.
De acordo com cálculos do Governo Federal, o Custo Brasil consome das empresas R$ 1,5 trilhão por ano, o que representa 22% do Produto Interno Bruto (PIB). "A ideia é reduzir esse custo, aumentar a produtividade das companhias, das indústrias, e melhorar o ambiente de negócios do País. Com a FIEC, nós vamos conseguir ter toda essa base nacional de dados, que vai nos ajudar no dia a dia do projeto. Não esperava encontrar isso no Ceará. Uma estrutura fantástica que tem muito a agregar", disse Luca Seeder Iacona.
O acordo foi assinado na última terça-feira (15/9), em Brasília, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, e pelo secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, e possibilitará que o Observatório da Indústria da FIEC disponibilize, ao Governo Federal, infraestrutura tecnológica integrada com uma plataforma virtual para acesso de informações e indicadores, de forma dinâmica e didática, subsidiando a tomada de decisões.
"No ano de 2019, fizemos um trabalho no Ministério da Economia para identificar os principais gargalos para desenvolvimento de negócios no Brasil, e chegamos a um mapeamento de 12 principais gargalos que chamamos de Custo Brasil", relembrou Leonardo Durans. "Feito esse mapeamento, percebemos que existia uma demanda por uma política nacional para enfrentar esses problemas, faltava definir uma estratégia. Para tanto, precisávamos muito de dados e dados de qualidade. Fizemos um amplo benchmarking a nível nacional das instituições que estavam desenvolvendo esse tipo de trabalho e assim chegamos ao Observatório da Indústria da FIEC", contou.
Sobre o Observatório da Indústria
O Observatório da Indústria da FIEC tem a missão de contribuir para o desenvolvimento industrial do Estado tornando-o referência na geração, uso e disseminação de informações. Para tanto, apoia-se na criação e aplicação de uma estratégia de inteligência competitiva, incluindo uma plataforma com oferta de informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior, disponibilizadas de forma visualmente atrativas, acessadas mesmo remotamente, agilizando e otimizando tomadas de decisão.