Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC é inaugurado com participação da FIEC
A Universidade Federal do Ceará (UFC) inaugurou nesta quinta-feira (27/8) o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, uma estrutura que reúne no mesmo ambiente vários setores que lidam com inovação e empreendedorismo e fará ponte com o setor produtivo. A solenidade foi capitaneada pelo reitor Cândido Albuquerque e contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), Maurício Filizola, do diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, do presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Marcos Soares, do vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, do vice-reitor da UFC, José Glauco Lobo Filho, e do pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Augusto Albuquerque.
O condomínio ocupará um prédio de 2 mil metros quadrados no Campus do Pici e será uma ferramenta importante para dinamizar as relações da universidade, democratizar o conhecimento e abrir oportunidades para estudantes, professores e a sociedade. De acordo com o reitor da UFC, o condomínio é um espaço destinado a inteligência cearense.
“Precisávamos de um lugar onde a inteligência inovadora, empreendedora, pudesse se encontrar com a inteligência acadêmica, buscando soluções para os problemas do dia a dia e para a nossa capacidade de inovação, de criação. Destinamos esse espaço, portanto, a essa inteligência tão especial que é capaz de produzir tantas maravilhas. Não havia, pelo menos no âmbito acadêmico, um espaço destinado exclusivamente para isso. Aqui temos espaço para criar, para empreender, para fazer a conexão entre setor produtivo e a academia. Aqui, nada mais será permanente aqui, a não ser a mudança”, afirmou.
O presidente da FIEC elogiou a iniciativa e destacou que o condomínio é um presente da UFC para a sociedade. Segundo ele, o setor produtivo demonstrava a necessidade de um lugar como o condomínio há muito tempo. Ricardo Cavalcante assegurou total apoio ao trabalho que será realizado no espaço e disse acreditar que os resultados irão surgir em pouco tempo.
“A gente precisa nesse novo mundo criado pela pandemia de mais tecnologia, de inovação e de um lugar que possa nos unir. Todas as instituições – FIEC, Fecomércio, FAEC e Sebrae – estarão presentes nesse espaço com muita força. A gente precisa trazer o empresário para a universidade e levar o professor e o aluno para dentro das indústrias e das empresas para que o conhecimento seja acessado com mais rapidez, transformando ideias em novos negócios e produtos para a sociedade”, disse.
A iniciativa privada terá como porta de entrada na UFC o escritório de projetos, que recebe demandas do setor produtivo e encaminha para a respectiva área. O condomínio agrupará coordenadorias das pró-reitorias de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, de Pesquisa e Pós-Graduação; de Planejamento e Administração e de Extensão, que são responsáveis por dar encaminhamento a cada projeto, dependendo de suas características e demandas.
O condomínio também reúne o ecossistema de startups da UFC, estimulado por bolsas de inovação e por áreas de coworking, além da diretoria do Parque Tecnológico, responsável por incubar startups inovadoras. No mesmo prédio, também estarão presentes a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) e espaços para instituições do setor produtivo, como FIEC, Sebrae e Fecomércio.
No último andar do prédio funcionará o futuro Centro de Referência à Inteligência Artificial da UFC, que reúne vários grupos de pesquisa desse campo de conhecimento e já tem seu primeiro convênio com a Universidade de Nankai.