Programa do IEL Ceará prepara lideranças para os desafios atuais e futuros das empresas
O mundo passa por transformações rápidas e profundas que impactam decisivamente nas empresas e exigem um novo perfil de líderes. O ambiente dinâmico, complexo e volátil dos negócios requer lideranças capacitadas para lidar com constantes mudanças e tomar decisões de maneira criativa e assertiva em um curto espaço de tempo. Pensando nisso, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) desenvolveu um programa que ajuda as empresas cearenses a qualificarem seus líderes para esse momento. Trata-se do Programa de Formação e Desenvolvimento de Líderes (PDL), que visa o desenvolvimento comportamental de profissionais das mais diversas áreas de atuação que lideram equipes e/ou projetos.
Ao líder, hoje, é exigido um entendimento sobre todos os desdobramentos que o mundo digital e a adoção de novas tecnologias trazem para as empresas. Segundo a coordenadora de Desenvolvimento de do IEL Ceará, Mariana Fortaleza, é muito importante que as lideranças – que são os grandes guardiões da cultura das empresas – estejam preparados para esses desafios de uma forma sistêmica, adotando soluções ágeis e efetivas.
“A forma tradicional de se fazer gestão era a de planejamentos muito demorados. Antes, os planejamentos poderiam durar cinco anos. Hoje, os planejamentos têm de ser ágeis, desburocratizados. As pessoas têm de ser rápidas em implantar, em corrigir, em desenvolver novas estratégias. O mundo está de um jeito hoje, mas pode mudar já já. O líder tem que estar pronto para fazer essa gestão ágil, essa gestão que se se modifica a todo momento e que tenta se adaptar a esse cenário de intensas modificações”, explica Mariana.
Para isso, o líder precisa desenvolver características como mindset ágil, criatividade, adaptabilidade, tolerância à frustração e flexibilidade cognitiva. “O novo líder precisa não só de resiliência, mas de competências antifrágeis. Essas competências fazem com que aquele que passa por um processo difícil não voltem mais ao estado natural, como na resiliência, mas para um estágio melhor, porque ele aprende com todos os processos. Além disso, o líder desse novo tempo precisa de habilidade para gerir pessoas, ser cada vez mais humano”, destaca.
O PDL surgiu para desenvolver novos líderes com essas competências. A coordenadora explica que o IEL inicia o serviço com uma avaliação da necessidade estratégica da empresa. “Nós entendemos por que a empresa quer desenvolver essa liderança e em que aspectos essa liderança precisa ser desenvolvida. Todo o programa é personalizado para a demanda da empresa, não é um produto de prateleira”, afirma. A partir desse diagnóstico, o IEL apresenta diversas soluções especializadas para atender às necessidades apresentadas.
Nos módulos, o enfoque será aprender a partir da prática por meio de exercícios e dinâmicas de grupo. Entre os módulos, o participante trabalhará as demandas de desenvolvimento individual e potencialização de pontos fortes através de exercícios estratégicos para este desenvolvimento.
O programa conta com avaliação e análise preliminar do perfil comportamental de todos os participantes, caso a empresa deseje, feedback, construção de plano de ação individual, realização dos módulos comportamentais e encontros periódicos de follow up do plano de ação com cada participante do programa, visando o desenvolvimento de competências estratégicas. “É tudo atualizado com o que o mercado oferece hoje”, ressalta a coordenadora.
Para outras informaçoes, acesse o site do IEL Ceará ou ligue para a Central 4009-6300