SENAI Ceará inicia manutenção de respiradores mecânicos
Dando continuidade a sua linha de ação dentro do contexto do novo coronavírus, o SENAI Ceará começou hoje a realizar a manutenção de respiradores mecânicos. Procurado pelo Secretaria de Saúde do Estado, o SENAI ficou responsável por fazer a manutenção desses equipamentos para o Governo do Ceará. Os dois primeiros equipamentos chegaram ao SENAI Jacarecanga na noite desta quarta-feira, 01/04, e após avaliação pela equipe técnica, começaram a ser consertados nesta quinta-feira, 2/4.
Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da covid-19, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença. A estimativa é que cada ventilador recuperado atenda até dez pessoas.
A ação é financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), graças a uma articulação da diretoria de inovação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e conta com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Saiba mais
No momento, mais de 3.6 mil ventiladores pulmonares estão fora de operação no Brasil, seja porque foram descartados ou têm necessidade de manutenção, de acordo com a LifesHub Analytics e a Associação Catarinense de Medicina (ACM). Segundo os dados, existem 65.235 desses equipamentos no país, sendo 17.837 na rede privada e 47.398 no Sistema Único de Saúde (SUS).