Principais indicadores de Economia do Mar no Ceará em 2019 são lançados na FIEC
Os principais indicadores da Economia do Mar no mundo e sua evolução no Ceará foram apresentados ontem (2/3), durante lançamento da publicação LEME Barômetro PwC de Economia do Mar - Mundo e a terceira edição do LEME Ceará. Os resultados foram apresentados pelo sócio da PwC Portugal e Líder do Centro de Excelência Global da PwC para a Economia Azul, Miguel Marques. A terceira edição do LEME Barômetro PwC de Economia do Mar - Ceará é fruto do esforço técnico da PwC e do Observatório da Indústria da FIEC e vem contribuindo para o desenvolvimento do setor no estado.
O Leme Barômetro PwC da Economia do Mar reúne os principais indicadores do setor no mundo com o objetivo de construir uma ferramenta que permita elucidar os impactos das atividades relacionadas à economia do mar na economia mundial, assim como suas perspectivas de evolução no futuro. De acordo com Miguel, a localização e as condições naturais do Ceará favorecem o desenvolvimento de todas as atividades ligadas à Economia do Mar no estado. O segmento engloba setores como o de logística, entretenimento e turismo. Nos próximos anos, a atuação desses segmentos deve dobrar.
Na análise de Miguel Marques, o Ceará posiciona-se como líder nacional do segmento. "A grande vantagem do Ceará para os outros estados é que aqui há o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas à economia azul, como Transportes Marítimos, Portos, Logística e Expedição; Pesca, Aquacultura e Indústria do Pescado; Entretenimento, Desporto, Turismo e Cultura; e Energia. Os resultados de cada segmento estão detalhados na terceira edição do Leme Barômetro PwC de Economia do Mar - Ceará, disponível AQUI. Marques afirma que, principalmente na fileira alimentar do mar e na área de tecnologias, que inclui os cabos de dados submarinos, o Ceará é líder no País.
Para Miguel Marques, a energia eólica renovável offshore pode ampliar ainda mais o desempenho do Ceará em Economia do Mar. A concretização de projetos nessa área significaria entrar para um clube de vanguarda pioneiro a nível nacional, afirma Miguel Marques.
O Leme pretende ser um instrumento de observação que permita aos seus utilizadores retirar informações úteis, de forma fácil e rápida. É constituído de três componentes: índices de diversas variáveis, breves notas de conjuntura e resultados de questionário com personalidades ligadas ao setor.
Desde 2015, a Economia do Mar é considerada pela FIEC um dos 14 setores e áreas estratégicas para o Estado do Ceará. Por isso, o setor foi contemplado no projeto Rotas Estratégicas Setoriais e no Masterplan. O trabalho desenvolvido pelo Observatório da Indústria da FIEC recebeu em 2019, em Portugal, o prêmio Excellens Mares pela relevância para o setor no mundo e vem ganhando notoriedade pela sua metodologia inovadora e as inúmeras possibilidades na geração de mudanças para a economia do Estado.