FIEC e Sebrae iniciam seminário sobre supervisão de obras fotovoltaicas
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Sebrae Ceará e o Sindienergia iniciaram nesta quarta-feira (18/9) o Seminário Procompi Energia, com o tema "Melhores práticas e cenários para o futuro da geração distribuída no Ceará".
O Seminário contará com cinco encontros e foi iniciado com uma discussão sobre supervisão de obras fotovoltaicas. A ação é resultado de discussões estabelecidas entre as empresas participantes do Procompi Energia, que apontaram as demandas mais urgentes do setor.
O Procompi é um programa de apoio à competitividade das micro e pequenas indústrias, fruto de uma parceria entre a CNI e o SEBRAE nacional, em operação desde 1998. Por meio de projetos submetidos por federações estaduais de indústrias e unidades do Sebrae, grupos de empresas de pequeno porte do mesmo setor recebem capacitação e consultoria para alavancar a produtividade e eficiência nos negócios.
Para conduzir a programação, a FIEC e o Sebrae trouxeram para o Ceará os especialistas Markus Vlasits, diretor executivo da Tayo Energia, e Lucas Nascimento, diretor técnico do Ideal Estudos e Soluções Solares (IESS). "Era importante trazer alguém com mais expertise do que os empresários cearenses, que pudesse realmente elevar os conhecimentos técnicos dos participantes", informou Fabio Braga, analista do Núcleo de Convênios e Parcerias.
"Em um primeiro momento, estamos traçando uma rota de controle de qualidade e desempenho de projetos de sistemas fotovoltaicos. Com isso, pode ser que as empresas tenham um pós venda mais tranquilo", disse Lucas Nascimento.
Julio Martinez, consultor da empresa Orion e 3 Engenharia, a proposta do seminário foi instigante desde o princípio. "Os currículos dos palestrantes que estão aqui são impressionantes. Certamente todo esse conteúdo será um diferencial para os participantes, que poderá ser democratizado para as suas equipes depois", opinou.
A programação continua nesta quinta-feira (19/9), com a temática "melhores práticas de comissionamento técnico de obras fotovoltaicas". Nos dias 25 e 26/9, é a serão discutidas as melhores práticas em pós-venda e, no dia 27/9, finalizando com os cenários para o futuro da GD no Brasil e implicações para as empresas atuantes no setor.