Café Comex discute impacto de avanços tecnológicos no comércio exterior
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do Centro Internacional de Negócios, em parceria com a Távora Advogados, realizou na manhã desta quarta-feira (12/9) mais uma edição do Café Comex, com o tema "Inteligência Artificial - Avanços Tecnológicos e o Impacto do Comércio Exterior".
Karina Frota, gerente do Centro Internacional de Negócio, abriu o evento, falando sobre a importância da temática discutida. “Como unir inovação e avanço tecnológico a comércio exterior? Não temos a opção de não discutir esse tema, pois ele já é realidade”, opinou.
O palestrante, Fabiano Távora, fundador e CEO da Távora Academy, exemplificou: “Hoje temos softwares que fazem o trabalho de trinta contadores, que somam R$ 1 milhão de lançamentos contábeis. A Organização Mundial do Comércio também está desenvolvendo um software muito mais eficiente, que acaba com a necessidade de atravessadores. Muitos negócios estão sendo transformados”, disse. Para Fabiano, a intenção da OMC é aumentar a participação de micro e pequenas empresas na pauta exportadora.
O palestrante pontou que o trabalho burocrático e repetitivo será, cada vez mais, feito por máquinas, mas isso não significa necessariamente que o desemprego irá aumentar. “É o contrário do que todo mundo pensa. Menos de 10% de todos os empregos do mundo podem ser totalmente automatizados. Mas o perfil dos postos de trabalho muda, aumentando a demanda por habilidades socioemocionais”, disse.
O Centro Internacional de Negócios auxilia as empresas na inserção no mercado internacional, promovendo a cultura exportadora no Estado do Ceará. Junto com o Serviço Social da Indústria - SESI Ceará, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Ceará e o Instituto Euvaldo Lodi - IEL Ceará, formam o Sistema FIEC.