Café com energia debate futuro da Geração Distribuída
Convidada da 29ª edição do Café com Energia, realizada nesta sexta-feira (26/7), na Casa da Indústria, a vice-presidente de Geração Distribuída do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Bárbara Rubim, traçou um cenário atual da Geração Distribuída no Brasil, apontando avanços, tendências e desafios. Sua fala girou em torno da Resolução Normativa 482, marco regulatório que autorizou os brasileiros a gerarem sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis, e de suas revisões ao longo dos últimos anos. No momento, a norma passa por uma nova revisão conduzida pela agência reguladora e, para a especialista, é fundamental o engajamento de todos nesse processo.
Bárbara Rubim afirmou que o setor de eletricidade passa por transformações intensas e a revisão da NR 482 é apenas a ponta do iceberg. A especialista entende que é preciso repensar os atuais modelos de negócios e gerar novos valores para os clientes.
“Quando a gente fala da sustentabilidade do desenvolvimento de novos negócios, precisamos ter uma visão mais holística do setor como um todo para pensar como é que vamos começar a gerar valor para nosso cliente por meio dessas transformações todas que estamos vivendo. Os valores que a gente oferece hoje com a Geração Distribuída são autonomia, liberdade e economia. Qual é o valor que a gente vai gerar amanhã para, independente das alterações que o mercado está dando, nós conseguirmos nos manter relevantes?”, questionou.
O Café com Energia é uma iniciativa da FIEC, através do Núcleo de Energia, promovido conjuntamente com o Sindienergia e All About Eventos. É patrocinado pelo Sistema FIEC, Banco do Nordeste, Sebrae, Universidade de Fortaleza (Unifor), Kroma Energia e Ceneged.