Presidente eleito da FIEC recebe comitiva da China
O presidente eleito da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), José Ricardo Montenegro Cavalcante, recebeu hoje (23/7) na Federação, uma comitiva da China do Governo Municipal de Dalian. Na FIEC, a missão chinesa, liderada pelo Mr. Li Kailong - vice-secretário Geral do Governo Municipal de Dalian, também foi recebida por Maia Júnior, secretario do Desenvolvimento Econômico Trabalho (Sedet) e César Ribeiro, secretário de Relações Internacionais. O grupo chinês cumpre agenda no Ceará desde segunda-feira, quando estiveram reunidos com o governador Camilo Santana e visitaram o Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP. Na FIEC, como parte da programação os representantes de Dalian conheceram o Observatório da Indústria onde acompanharam uma apresentação sobre as potencialidades do equipamento.
Dalian é uma importante cidade e porto marítimo no sul da província de Liaoning, na China. Hoje, um centro financeiro, marítimo e logístico para o nordeste da Ásia, tem um histórico significativo de ser usado por potências estrangeiras para seus portos. A cidade testemunhou um rápido crescimento econômico a partir de 1950. Em 1984, foi designada como uma das cidades “abertas” da China na política econômica liberalizante do país, que convidava os investimentos estrangeiros, o que impulsionou ainda mais seu desenvolvimento. Agora é um centro industrial próspero, conhecido pela variedade e qualidade de seus produtos. Além de sua importância como base para a construção naval e a construção de locomotivas, Dalian é um próspero fabricante de máquinas, eletrônicos, produtos químicos, produtos petrolíferos e têxteis; as empresas de alta tecnologia tornaram-se cada vez mais importantes.
O porto de Dalian é um dos maiores da China e a cidade é também um centro de pesca e marinha. Um novo porto, construído a cerca de 31 km a leste do porto original, é grande o suficiente para acomodar embarcações de até 100.000 toneladas de deslocamento. A cidade continuou como um importante terminal ferroviário e está conectada por via expressa a Shenyang e de lá a outros centros regionais. O seu aeroporto internacional tem voos regulares para cidades do Japão e da Coreia, bem como para outras grandes cidades chinesas.