Confiança do empresário cearense volta a cair em junho
No mês de junho, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) pontuou 55,0 pontos, 0,6 ponto menor em comparação com o mês anterior. Com isso, o ICEI ficou 1,6 pontos abaixo de sua média histórica de 56,6 pontos pelo terceiro mês seguido. As informações são do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
No Brasil, o ICEI atingiu 56,9 pontos em junho, mais uma vez indicando queda na confiança do empresariado brasileiro. Quando comparado ao mês anterior, o ICEI nacional apresentou queda de 0,4 ponto. Por outro lado, o índice mantém-se acima da média histórica de 54,9 pontos.
A Indústria da Transformação do Ceará marcou 55,2 pontos em junho, resultado 0,5 ponto menor que no mês anterior (55,7). Entretanto, a Indústria da Transformação continua acima de sua média histórica, de 53 pontos.
O Índice de Confiança da Indústria da Construção cearense marcou 54,2 pontos. Mês passado o índice foi de 56 (1,8 pontos maior) e acima da média histórica de 53,4 pontos.
Apesar de continuar abaixo da média histórica e assinalar otimismo por parte dos empresários cearenses, este é o quinto mês consecutivo de queda do ICEI, indicando ajustes nas expectativas para o ano de 2019 mais alinhados com os resultados negativos do primeiro semestre.
O Índice de Condições Atuais marcou 42,5 pontos em junho, novamente abaixo dos 50 pontos. O resultado foi 2,9 pontos inferior a maio. No Brasil, o Índice também diminuiu, alcançando 47,6 pontos.
O Índice de Expectativas alcançou 61,3 pontos em junho, dando continuidade à tendência de otimismo do industrial cearense. Esse Índice supera os 50 pontos desde junho de 2016 e foi maior que o do mês anterior, quando o resultado foi de 60,6 pontos. No Brasil, a pontuação foi de 61,7 pontos, 0,9 ponto maior em comparação com maio.
Clique AQUI e acesse o estudo completo.