Painel de especialistas traça perfis profissionais para o futuro do setor de logística
Quem são os profissionais necessários para o desenvolvimento da indústria do futuro? Quem vai criar as novas empresas? Quem está formando esses profissionais?
As respostas para essas perguntas foram debatidas nesta terça-feira (11/6), no Painel de Especialistas do projeto Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria Cearense do setor de Logística. O encontro é uma iniciativa do Observatório da Indústria da FIEC, que reuniu representantes do poder público, setor produtivo, academia e terceiro setor, com o objetivo de identificar os perfis que serão demandados pelas organizações industriais e pela sociedade até 2035.
No painel, os especialistas elencaram tendências e discutiram o conjunto de capacidades técnicas que os indivíduos deverão possuir para a realização de atividades atualmente inexistentes ou embrionárias.
Atualmente, o Ceará possui 59 turmas de cursos ligados à logística, sendo 40 em instituições públicas e 19 em instituições privadas. "É um bom número de turmas privadas, o que demonstra uma tendência de mercado", pontuou Antônio Martins, economista da FIEC. Hoje, o setor conta com 4.018 empregados.
O painel de especialistas prossegue no dia 13/6, na sede da FIEC.