Sinditêxtil apresenta desfile da Jangadeiro Têxtil no DFB Festival
O Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral no Estado do Ceará (Sinditêxtil) apresentou na noite de ontem (16/5) o desfile da Jangadeiro Têxtil, dentro do projeto Passarela da Indústria, numa parceria entre a Ceará Fashion Trade e o Dragão Fashion Brasil – DFB Festival. O desfile fez parte do line up do DFB, que é o maior evento de moda autoral da América Latina, e ocorreu no Aterro da Praia de Iracema.
Para comemorar os 20 anos do evento, que nessa temporada tem como tema Vai dar Praia, a Jangadeiro Têxtil trouxe para a passarela um passeio pelo universo das mulheres dos jangadeiros, figuras tradicionais do litoral cearense. São elas que se encarregam da casa e da família durante os longos períodos que seus maridos saem para pescar, promovendo a economia feminina através do artesanato ao longo de toda costa.
Rendas, cerâmicas, religiosidade e o mar são alguns dos elementos que ajudaram a contar essa história através de uma coleção repleta de tecidos naturais e com uma cartela de cores que vai dos tons sóbrios do off-white até os mais marcantes como o vinho, azul royal e verde. Não ficaram de fora as estampas digitais, das quais a marca é referência, que aparecem através de pinceladas em forma de jangada.
Saiba mais
A proposta da Passarela da Indústria é fortalecer a cadeia produtiva dos segmentos têxtil e de confecção e valorizar o protagonismo da moda à frente do desenvolvimento econômico e social do Estado. Na noite desta sexta-feira (17/5), é a vez do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas de Homem e Vestuário no Estado do Ceará (Sindroupas), também filiado à FIEC, passar pela passarela com a marca Matias. O desfile marca o lançamento da Matias Menswear, que surge com o objetivo de agradar o homem clássico e ao mesmo tempo despojado.
Segundo um dos diretores criativos da Matias Menswear, Deoclys Bezerra, ícones da natureza praiana foram as fontes de inspiração. “Areia, mar, céu e sol. Os elementos costeiros de diversos paraísos litorâneos, como por exemplo, Ipanema, Iracema, Capri e Mykonos, estão presentes nessa coleção”, explica Deoclys.
A coleção é cosmopolita, mas acima de tudo, é um convite para colocar os pés na areia e sentir de perto a natureza. “Sabe aquela sensação de liberdade? É isso que vamos mostrar no Dragão”, adianta Deoclys.
Fotos: Roberta Braga e Chico Gomes