FIEC participa da Feira do Conhecimento 2025 reforçando o compromisso com o desenvolvimento tecnológico do Ceará
A 9ª Feira do Conhecimento (FdC), promovida pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), teve início nesta quinta-feira (06/11), no Centro de Eventos do Ceará, reunindo representantes do poder público, academia, setor produtivo e sociedade civil. O Sistema FIEC marca presença no evento com um estande que apresenta, ao longo dos três dias de programação, produtos, serviços e soluções inovadoras das suas casas — SESI Ceará, SENAI Ceará e IEL Ceará.
Representando o presidente Ricardo Cavalcante, o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves, participou da solenidade de abertura ao lado da secretária da Secitece, Sandra Monteiro, e demais autoridades estaduais e nacionais. “A FIEC está sempre presente nos principais eventos que envolvem ciência, tecnologia e inovação no Ceará. É com muita satisfação que estou aqui nesta abertura, representando o nosso presidente Ricardo Cavalcante, que sempre tem apoiado iniciativas de fomento ao conhecimento. Nós acreditamos que o conhecimento é a base de todo o desenvolvimento econômico e social de qualquer estado ou nação”, destacou Chico Esteves.
Durante a cerimônia, Sandra Monteiro ressaltou o papel da feira na democratização do acesso ao conhecimento e na promoção da sustentabilidade. “Nesta nona edição, a feira traz como tema a cultura oceânica e uma maneira pela qual conversemos com o clima, com a preservação do meio ambiente, o que pode acontecer no nosso território e o que podemos nos engajar enquanto conhecimento, ativismo, ciência e tecnologia para a resolução desses problemas. A feira é, acima de tudo, um espaço de acesso ao conhecimento, com espaços e atividades são gratuitas. O Governo do Estado do Ceará, por meio da nossa secretaria, traz essa possibilidade de trazer ao cidadão o conhecimento, mas também de ouvir o cidadão do conhecimento que ele traz adquirido em sua vida. Reunimos universidades, estatais, empresas, instituições de ensino e criamos, nesse mesmo tempo, colaborativo, inclusivo e, acima de tudo, com a diversidade cultural”, afirmou.
Chico Esteves e Sandra Monteiro compuseram o palco da abertura ao lado de Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Tarcísio Bastos, gerente de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI Ceará); Acrísio Sena e Zuleide Queiroz, deputados estaduais; Socorro França, secretária dos Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará; Rogério Pinheiro, secretário do Esporte do Governo do Estado do Ceará; Adeline Lobão, secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secitece; Francisco Carvalho, vice-reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Cleyton Monte, diretor-presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec); Jefferson Cavalcante, gestor estadual do Programa de Educação Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); Marly Cruz, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Carla Celedonio, coordenadora da Fiocruz Ceará; André Marinho, secretário Executivo da Diversidade do Governo do Estado do Ceará; Eliane Brasil, superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no Ceará; George Lima, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova); Diana Azevedo, vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC); Raimundo Costa, presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); Hugo Figueiredo, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice); Virgílio Araripe, diretor de Relações Institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Francisco Magalhães, presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec); e Roque Albuquerque, reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
A Feira do Conhecimento 2025 segue até sábado (08/11) com uma programação gratuita e diversificada, reunindo estudantes, pesquisadores, startups e o público em geral em palestras, debates, experiências tecnológicas e atividades interativas. Entre as atrações confirmadas estão Renata Saldanha, Gabriela Prioli, Amyr Klink, Felipe Castanhari, Jardel Beck e o grupo Ciência em Show, além de premiações, espetáculos e mostras científicas que reforçam o papel do Ceará como um dos principais polos de inovação, ciência e empreendedorismo do país.
O evento conta com patrocínio master do SEBRAE e do SESC/SENAC; patrocínio mega do SENAI Ceará, BNB, Horizon e Funcap; e patrocínio top da Wissen Tech, Supera, Unifor, Pardal e Zeiss. O evento tem ainda apoio institucional da Ascende Jogos, Assespro/Seitac, Cagece, Etice, Fiocruz, Iris/LabGov, IFCE, Labomar/UFC, Loucos por Games, Pixels, UCEG e UniAri.










.jpg)
.jpg)
(85) 4009.6300