FIEC recebe comitiva finlandesa em visita ao SESI SENAI Barra do Ceará
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do SESI e do SENAI, recebeu, nesta quarta-feira (17/09), a visita de uma comitiva da Finlândia que veio conhecer as estruturas e os projetos voltados para a educação e a transição energética, no Ceará.
A agenda contemplou visitas à Escola SESI de Referência Beto Studart e ao Centro de Excelência para Transição Energética Prof. Jurandir Picanço, ambos localizados na Unidade da Barra do Ceará.
“A comitiva ficou muito satisfeita com a moderna estrutura da nossa escola do SESI e, também, com o leque de oportunidades que oferecemos no portfólio de cursos do SENAI, especialmente na área de energia renovável, em que contamos com importantes parcerias e equipamentos de ponta”, destacou Felipe Rocha, Assessor da Diretoria do SESI SENAI Ceará.
Participaram da missão internacional os representantes do setor educacional Alexandre Merofa, Cofundador da BaseEdu - plataforma especializada em matemática; Vitor Azambuja, da DCPC - empresa dedicada a soluções criativas para a educação básica; e Bernardo Guerra, da Wärtsilä, companhia de tecnologias e soluções para os setores marítimo e de energia. A delegação foi liderada por Natália Araújo, da Business Finland (ABF), instituição que mantém linhas de fomento voltadas para a área de energia e atua como ponte para conexões internacionais.
“O SENAI Ceará vem, cada dia mais, buscando fortalecer as parcerias nacionais e internacionais. Receber essa comitiva da Finlândia demonstra que estamos, sempre, focados em nos atualizar com as tecnologias globais e entregarmos profissionais de qualidade para a indústria cearense, pautados na inovação e na tecnologia, e alinhados com o que há de mais moderno, dentro da indústria no Brasil e no mundo”, comentou Dennes Landim, Gerente do SENAI Barra do Ceará.
Já a Diretora da Escola SESI de Referência, Paula Furtado, conduziu a visita aos ambientes educacionais: “Tivemos a honra de apresentar nossos espaços, nossa metodologia e demonstrar um pouco do trabalho que desenvolvemos como uma Escola SESI de Referência. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer os serviços oferecidos pelas empresas parceiras da Finlândia, o que nos abre a possibilidade de firmar parcerias que possam agregar ainda mais valor ao trabalho que já realizamos”, disse.
Participaram, ainda: Isabela Maciel, Assessora Técnica em Transição Energética do SENAI Ceará; Felipe Frutuoso, Especialista em Mobilidade do SENAI Ceará; Rafaela Mesquita Barbosa, do Administrativo do SESI Barra do Ceará; e Tiago de Sá, Coordenador Educacional do SESI Ceará.
A visita reforça a importância do diálogo internacional e abre novas perspectivas de cooperação nas áreas de educação e energias sustentáveis, temas estratégicos para o desenvolvimento da indústria cearense.