Ricardo Cavalcante integra debates sobre desafios da indústria brasileira na Reunião da Diretoria da CNI, em Brasília
O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Vice-Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Cavalcante, participou, nesta terça-feira (29/07), da 6ª Reunião da Diretoria da CNI, realizada em Brasília. Conduzido pelo Presidente da CNI, Ricardo Alban, o encontro incluiu temas estratégicos para o setor industrial, com destaque para a apresentação "Cenários sobre as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos", feita por Christopher Garman, cientista político e diretor executivo da Eurasia Group (consultoria e pesquisa de risco político) para as Américas, abordando os impactos das novas tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros. A reunião contou com a presença de diversos Presidentes de Federações das Indústrias do país e seus representantes.
Além da conjuntura internacional, a reunião tratou de pautas estruturantes da indústria nacional. Entre os destaques estiveram a apresentação do planejamento da campanha sobre o Custo Brasil, realizada pelo Diretor de Comunicação da CNI, André Curvello, e a discussão sobre a atuação da entidade como amicus curiae nas ações judiciais que envolvem o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), relatada pelo Diretor jurídico Alexandre Vitorino. Também foram debatidos os indicadores da Bússola de Investimentos e do Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), apresentados pelo Presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Paulo Baraona, com foco na melhoria do clima de investimentos no país.
Nos conselhos temáticos, os dirigentes trataram de temas como tributação, meio ambiente e apoio às micro e pequenas empresas. O Presidente do Conselho de Assuntos Tributários e Fiscais (Contrif), Armando Monteiro Neto, compartilhou os principais pontos discutidos na última reunião do colegiado. Já Marcelo Thomé, Presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas), fez um relato da missão técnica realizada em Bonn e Londres, além de destacar o avanço do projeto de lei sobre licenciamento ambiental. Por fim, o Presidente do Conselho da Micro e Pequena Empresa (Compem), Roberto Serquiz Elias, detalhou os desafios e propostas debatidos em prol da valorização e da competitividade desses empreendimentos.