Programa Moda Avante fortalece inovação e negócios na Expocrato 2025
O Programa Moda Avante, uma parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), o Sindroupas, o SindConfecções e o Sebrae Ceará, está presente na Expocrato 2025, que acontece entre os dias 13 e 20 de julho, por meio do Moda Avante – Cariri. O objetivo é implementar uma cultura de inovação nas indústrias do setor de moda cearense e dar maior visibilidade às marcas do segmento no estado.
O especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, destaca que a atuação no evento é marcada por uma forte capacidade de articulação entre governo, empresas e instituições do conhecimento. "Temos nos posicionado como um agente catalisador da inovação, mobilizando empresas com potencial de destaque no cenário produtivo cearense. A proposta vai além da exposição: é fomentar oportunidades concretas de negócios, parcerias e visibilidade para empresas que representam o futuro da economia local", afirmou.
Pela primeira vez, um espaço ExpoCeará Outlet foi estruturado para que empresas associadas e participantes do Moda Avante pudessem expor e comercializar seus produtos com apoio institucional e governamental, visibilidade ampliada e acesso a novos mercados.
Os critérios para a seleção das empresas envolveram associativismo, capacidade produtiva, proposta comercial e diversidade de portfólio. Outro fator determinante foi a representação da pluralidade do setor da moda cearense — do jeans ao infantil, do casual ao sustentável. A curadoria foi conduzida pelo Sindroupas, com apoio técnico do IEL Ceará.
Para o presidente do Sindroupas, Paulo Rabelo, participar da Expocrato é uma oportunidade de promover a interiorização do desenvolvimento da moda em uma das maiores vitrines culturais e econômicas do Ceará. "Para o setor, integrar um evento dessa magnitude representa muito mais do que vender. É ocupar um território simbólico e comercial que conecta tradição, cultura popular e consumo."
Segundo ele, os primeiros dias de evento demonstraram um alto nível de engajamento do público e interesse pelos produtos apresentados. "Temos percebido um interesse genuíno pelas marcas locais, pelas histórias por trás dos produtos e pela proposta coletiva do Moda Avante. A expectativa é que, até o fim da programação, a gente consolide este projeto como uma ação perene, que possa crescer e se repetir nos próximos anos", projetou Paulo.
Sobre o Moda Avante
Lançado em novembro de 2024, o Moda Avante visa preparar as empresas do setor de moda cearense para um mercado mais competitivo, promovendo qualificação, troca de experiências e desenvolvimento de soluções estratégicas. As ações incluem workshops, consultorias e eventos de benchmarking, capacitando empresários a renovarem suas práticas de gestão e consolidarem suas marcas.