Presidente da FIEC prestigia homenagem aos 50 anos da Dibesa na Assembleia Legislativa do Ceará
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou, nesta quinta-feira (10/07), da sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Ceará em homenagem aos 50 anos da Dibesa – Distribuidora de Bebidas Centro Sul Ltda. A solenidade destacou a importância da empresa para o desenvolvimento econômico do Estado, reunindo autoridades, colaboradores e representantes do setor produtivo.
Participaram da solenidade os diretores da Dibesa, Júnior Sobreira e Silvio Sobreira; o deputado estadual e requerente da Sessão Solene, Marcos Sobreira; o prefeito do município de Iguatu, Roberto Firmo; o superintendente de Estratégia e Organização do Banco do Nordeste do Brasil, Romildo Rolim; o secretário da Regional 4 do município de Fortaleza, Washington Araruna; o deputado federal Danilo Forte; o ex-deputado estadual Marcelo Sobreira; entre outras autoridades.
Para o presidente da FIEC, a trajetória da Dibesa é uma escola de valores e um gerador de oportunidades. "Ao longo dessas cinco décadas, a empresa expandiu suas atividades, incorporando novos talentos, adaptando-se aos novos tempos, sem jamais negligenciar os princípios que a fundaram: trabalho dedicado, respeito aos clientes, valorização dos colaboradores e compromisso com a comunidade", disse Ricardo Cavalcante.
Durante a sessão, Júnior Sobreira destacou a importância da homenagem para toda a família que construiu a história da empresa, em especial o fundador Sebastião Sobreira. "Tudo começou com um homem visionário, determinado e de princípios inabaláveis. Meu pai foi quem plantou a primeira semente dessa história, com coragem, humildade e um amor enorme pelo que fazia."
A sessão solene foi uma iniciativa do deputado estadual Marcos Sobreira, que ressaltou os valores de continuidade familiar e a modernização do negócio, hoje reconhecido como um modelo de gestão sólida e comprometida com a comunidade. "Ao longo de cinco décadas, foi construído um grupo sólido que gera hoje cerca de 400 empregos diretos, além de inúmeros empregos indiretos. Isso é sinal de competência, de trabalho. Esse é um reconhecimento a todos que fizeram e fazem essa história, tendo o privilégio de estar na terceira geração".
Em seu discurso, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, ressaltou a importância da história da família que encontrou na empresa uma oportunidade de crescimento. "Devemos reconhecer publicamente esse legado, alcançado através de Sebastião Sobreira e da Dona Vilma Sobreira; dos filhos Sílvio Sobreira, Sebastião Júnior, Sávio, Zélia, Tereza e Selma Sobreira; e dos netos Rafael, Samuel, Silvinho e Sávio Sobreira Júnior".
Empreendedorismo de gerações
Fundada em 1975, no município de Iguatu, pelo empresário Sebastião Sobreira, a Dibesa nasceu em um contexto em que a distribuição de bebidas era feita por diferentes fornecedores. A empresa cresceu e, desde 2002, passou a integrar a rede de distribuição da Ambev, consolidando-se como uma das maiores distribuidoras da companhia no Norte e Nordeste do Brasil.
Hoje, a gestão da empresa está nas mãos dos empresários Sílvio e Júnior Sobreira, com o apoio de uma nova geração formada por Rafael Sobreira, Sávio Sobreira e Samuel Sobreira, que deram continuidade ao legado de Sebastião Sobreira. A Dibesa segue consolidada como um pilar da economia iguatuense e centro-sul cearense, gerando emprego, renda e movimentando o comércio local.