No segundo dia de agenda no Ceará, comitiva da FIEMT, do Governo do Mato Grosso e da ZPE Cáceres conhece Porto do Pecém e Centro de Excelência Jurandir Picanço
Dando continuidade à agenda no Ceará, representantes da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), do Governo do Mato Grosso e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres-MT visitaram, nesta terça-feira (08/07), o Terminal Portuário do Pecém e fizeram um sobrevoo pelo Centro de Excelência para Transição Energética Jurandir Picanço, no SENAI Barra do Ceará.
Acompanhada do Coordenador Legislativo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Darlan Moreira, e da Coordenadora do Centro de Excelência em Gestão de Projetos do Observatório da Indústria Ceará, Sibelle Goes, a comitiva também participou de uma reunião com o Presidente da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), Fábio Feijó, para conhecer a experiência cearense na gestão da área. A programação incluiu, ainda, um sobrevoo na região de obras da ferrovia Transnordestina no Porto do Pecém.
A comitiva é formada por Silvio Rangel, Presidente da FIEMT; Heloizo Motta, Vice-presidente da FIEMT; Fernanda Campos, Superintendente da FIEMT e do IEL Mato Grosso; César Miranda, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Mato Grosso; e Anderson Lombardi, Secretário adjunto de Indústria e Comércio; Aécio Rodrigues, Presidente da AZPEC e da MT Gás; e Guilherme Oliveira Carvalho, Diretor administrativo-financeiro da ZPE Cáceres.
Para o Presidente da FIEMT, Silvio Rangel, visitar as instalações do Porto do Pecém e da ZPE Ceará é fundamental para que a Federação possa conhecer estratégias bem-sucedidas e utilizá-las como base para ações de fortalecimento da ZPE de Cáceres.
“O que a gente pode levar daqui é uma experiência que já existe de longos anos, com essa curva de aprendizado muito elevada. Um ponto que eu achei muito interessante foi a parceria entre Porto do Pecém, ZPE e Governo do Estado. É importante analisar tudo para que possamos ter uma estratégia vencedora de atração de empresas para investirem na nossa ZPE de Mato Grosso. A partir dessa visita, podemos pensar estrategicamente em como planejar o desenvolvimento e o crescimento da nossa ZPE”, destacou Rangel.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico César Miranda também enalteceu a atuação da ZPE cearense, destacando que a área é a mais antiga do país em plena operação. “Foi a primeira ZPE a entrar em operação no Brasil, 12 anos atrás, e, além de ser a mais antiga, é a única que está em plena operação, importando e exportando. Todos os desafios que eles tiveram que vencer, todos os percalços que eles passaram, a gente, vindo conhecer, tendo informação, tendo orientação, consegue fazer com menos risco, menos erro e de uma forma mais rápida”, acrescentou.
Aécio Rodrigues, Presidente da AZPEC e da MT Gás, afirmou que as estratégias para atrair empresas são um dos pontos fortes da ZPE Ceará. “Foi importante entender como nós atraímos investimentos para uma ZPE. Existem diversos pontos de empresas que já estão aqui e a gente pôde compreender um pouco mais do interesse delas de estarem numa ZPE”.
Toda a agenda da comitiva da FIEMT, do Governo do Mato Grosso e da ZPE Cáceres no Ceará contou com o suporte do Observatório da Indústria Ceará. “Receber a comitiva reforça a importância do compartilhamento de boas práticas e do intercâmbio entre regiões que buscam o desenvolvimento industrial e logístico do país. É uma honra fazer parte dessa missão e contribuir para conexões que impulsionam o crescimento nacional", afirmou Sibelle Goes.
Darlan Moreira reforçou a importância da troca de expertises entre as instituições. “A pedido do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, acompanhar a comitiva da FIEMT na visita ao Porto do Pecém e à ZPE tem sido uma experiência extremamente enriquecedora. É uma oportunidade valiosa para trocar conhecimentos, fortalecer parcerias e visualizar novas possibilidades de desenvolvimento industrial e logístico”.