Treinamento do projeto Self-Service Analytics envolve áreas de educação do IEL-CE, SESI-CE e SENAI-CE para disseminação do uso de dashboards
A Gerência de Tecnologia da Informação (GETIC) e o Observatório da Indústria Ceará realizaram, nos dias 17 e 18 de março, o treinamento do projeto Self-Service Analytics. A iniciativa faz parte do portfólio de Transformação Digital do Sistema FIEC e tem como objetivo promover a gestão orientada a dados, facilitando o uso de informações estratégicas para a tomada de decisões. Os momentos de disseminação e capacitação contaram com a participação das equipes de educação do IEL Ceará, SESI Ceará (UNEC) e SENAI Ceará (UNED). Os dashboards foram desenvolvidos em 2024 e, este ano, passam pela etapa de disseminação e melhorias.
O encontro foi conduzido por Rubens Bruno, analista de Governança de Dados Sênior do Observatório da Indústria Ceará e da GETIC, com o apoio do analista de negócios Cloves Anderson e da analista de BI Luisa Ramos, ambos do time de Analytics do Observatório da Indústria.
Expansão e modernização da cultura data-driven
Segundo Rubens Bruno, o projeto vem ganhando força a cada ano, proporcionando uma estrutura de dados moderna que permite às áreas do Sistema FIEC trabalhar com decisões baseadas em dados.
“Começamos o projeto modernizando nossa arquitetura de dados para dar suporte aos próximos passos. Hoje, seguimos expandindo o projeto de forma gradual para as áreas do Sistema FIEC, disseminando a cultura data-driven, desenvolvendo novos projetos e realizando capacitações”, destacou.
O Self-Service Analytics consiste em coletar, transformar e disponibilizar informações estratégicas por meio de uma arquitetura moderna baseada em nuvem, utilizando o ambiente Azure da Microsoft. O processo inclui desde a identificação das necessidades de cada área até a entrega de dashboards personalizados e fontes de dados tratadas, permitindo análises mais aprofundadas e o desenvolvimento de novas soluções.
“O processo consiste em entrar em contato com a área, entender quais são as necessidades e as perguntas que precisam ser respondidas e, a partir disso, desenvolver todo o projeto de coleta e ingestão de dados, fornecendo não apenas dados qualificados, mas uma solução analítica direcionada às questões específicas de cada área”, explicou Bruno.
Impacto na gestão educacional
Para os profissionais da UNED, a iniciativa trará impactos positivos na definição de portfólios, estratégias comerciais e otimização da oferta de cursos.
“Entendo que é uma ferramenta que realmente vai ajudar muito no nosso trabalho de definição de portfólios, tornando-o mais assertivo. Dessa forma, iremos diretamente à informação primária do SENAI, identificando as empresas e indústrias, o que permitirá que o setor de vendas tenha melhor acessibilidade a essas informações”, destacou Jonas Rolim, especialista educacional da UNED.
Além disso, o projeto também contribuirá para a expansão da aprendizagem industrial e a interiorização dos cursos do SENAI.
“Trabalho diretamente com a aprendizagem e acredito que essas análises vão ajudar muito na forma como nos aproximamos das indústrias e promovemos o aprendiz. Também permitirão que sejamos mais assertivos na oferta dos cursos, identificando onde há maior demanda por determinado curso ou por aprendizes no mercado de trabalho”, ressaltou José Levi, analista administrativo da UNED.
Com a conclusão do treinamento referente à Release II do Self-Service Analytics, os times da GETIC e do Observatório da Indústria já se preparam para a Release III, que será desenvolvida em 2025.