IEL Ceará conclui programa de desenvolvimento de colaboradores impulsionando competências e habilidades fundamentais para o trabalho e para vida
Entendendo que liderança é muito mais sobre atitude do que a posição que se ocupa, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) promoveu nos últimos três meses um programa de desenvolvimento de competências destinado aos colaboradores da Casa e do Núcleo de Convênios e Parcerias da FIEC (Nucop). O objetivo era desenvolver habilidades e comportamentos essenciais para os desafios profissionais do dia a dia e potencializar os talentos dos times. O encerramento foi realizado nesta segunda-feira (28/8) com uma palestra sobre Accountability Pessoal, ministrada pela especialista em carreira e liderança, Delânia Santos, que gerou reflexões e insights importantes sobre colaboração, integridade, autoresponsabilidade e o poder de escolha de cada um para transformar positivamente o ambiente em que vive.
O programa foi inspirado no Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), uma solução que o IEL Ceará disponibiliza para o mercado e vem conquistando cada vez mais empresas cearenses pelos resultados transformadores que gera nas equipes. O seu grande diferencial é a possibilidade de ser customizado de acordo com as necessidades de desenvolvimento de cada time, com foco nas principais competências para um mundo em rápidas e constantes transformações. Foi o que ocorreu no programa destinado aos colaboradores do IEL Ceará e do Nucop, em que cada módulo foi construído com base nas especificidades da equipe, composta por profissionais em diferentes estágios de carreira, desde estagiários até especialistas.
A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, afirmou que o programa está totalmente alinhado aos principais valores do Instituto e foi pensado especialmente para contribuir para o crescimento pessoal e profissional das pessoas, independente da posição que ocupem. Ela acrescentou, ainda, que a iniciativa possibilitou a potencialização de habilidades já existentes e a identificação de novas competências dos colaboradores.
“A gente acredita verdadeiramente no poder transformador da educação, do conhecimento. Isso é algo que ninguém pode tirar da gente. É isso que levamos para o mercado e é isso que estamos fazendo internamente também com o nosso time. Esse programa é totalmente coerente com a nossa missão de transformar as pessoas. É uma demonstração de que os nossos colaboradores são olhados como devem e que a partir desse olhar eles passam a se sentir parte. Isso reflete nos resultados do negócio e na motivação para ir além cada vez mais. Vimos muitas pessoas deslanchando, porque estão tendo oportunidade. No final, todos ganham”, destacou.
Ao todo, 43 profissionais participaram do programa. Em cada módulo foram trabalhadas temáticas diferentes, como Comunicação, Inteligência Emocional, Autoconhecimento, Criatividade e Inovação. Os módulos foram ministrados por especialistas com grande experiência de mercado, todos muito bem avaliados nos PDL realizados nas empresas. Segundo a coordenadora de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro, o objetivo foi promover desenvolvimento para além do campo profissional.
“Todos aqui têm competências técnicas muito boas, mas assim como as empresas precisam atualizar as competências comportamentais de seus colaboradores, aqui não seria diferente. As transformações trazidas principalmente pelas novidades tecnológicas não apenas criam novos postos de trabalho, mas começam a transformar as habilidades exigidas pelas empresas. Então, da mesma forma que a gente desenvolve a liderança lá fora, que é uma dessas habilidades mais requisitadas no mundo atual, a gente também traz isso para o nosso time”, pontuou.
Participante do programa, a analista de convênios e parcerias do Nucop, Lúcia Abreu, elogiou a escolha dos módulos e a iniciativa em geral. “Achei fantástica. É uma ferramenta aplicada lá fora e está dando oportunidade aos profissionais da Casa, para se qualificarem tanto para o trabalho aqui, como para o mercado”, afirmou.
Já Marcelo Sobreira, analista de mercado do IEL Ceará, afirmou que o programa de desenvolvimento de competências é um “investimento” do Instituto muito importante nos colaboradores. “É muito gratificante atuar em uma empresa que pensa nas pessoas. A gente sabe que está sendo observado para melhoria constante”, avaliou.
Por fim, a analista de inovação do IEL, Rafaela Sobral, acrescentou, ainda, que a ação possibilitou maior integração entre os colaboradores. “Trabalhamos em diferentes áreas e, na rotina, cada um acaba focando muito nas suas tarefas, então foi um momento onde pudemos conhecer um pouco mais das pessoas com quem trabalhamos”, frisou.