telefone(85) 4009.6300

Vice-Presidente da FIEC participa de webinar Raio X "Ceará: Desafios da Economia em 2022"

30/11/2021 - 19h11

Os desafios da economia em 2022 diante da alta da inflação, o cenário fiscal brasileiro, o surgimento de uma nova variante do coronavírus e as novas oportunidades de negócio que estão surgindo no Ceará foram assuntos do webinar Raio X "Ceará: Desafios da Economia em 2022". O evento foi realizado na tarde desta terça-feira, (30/11), e contou com a participação do Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado.

Além de Carlos Prado, também participaram do debate o Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Ceará, Francisco de Queiroz Maia Júnior e o Secretário Executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil do Estado do Ceará, Célio Fernando Bezerra Melo. A mediação do evento foi da editora adjunta de Economia do jornal O Povo, Irna Cavalcante. O programa foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do Grupo de Comunicação O POVO e Fundação Demócrito Rocha. Para conferir o evento na íntegra clique AQUI.

Em sua fala o Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado, destacou a importância do Hidrogênio Verde para o Estado do Ceará que pode potencializar a geração de novos negócios. “O investimento todo é feito por empresas que trazem os próprios recursos e não demandam do Estado. Temos 500 quilômetros de costa, 500 quilômetros de faixas de terras no nosso litoral. Com o sucesso do Hidrogênio Verde, a demanda vai aumentar e vai fazer com que os investimentos nesse segmento aumentem. Vamos chegar num ponto em que, num futuro próximo, poderemos usar esse tipo de autossuficiência de energia para fazermos a dessalinização da água do mar, e essa água vai proporcionar o aumento dos níveis de desenvolvimento da população do interior do Estado. Em breve, vejo o nosso Ceará com segurança hídrica", ressaltou Carlos Prado, com entusiasmo.

Maia Júnior, Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Ceará, destacou a capacidade de transformação que os investimentos no Hidrogênio Verde vão proporcionar ao Ceará. “O potencial do Hidrogênio Verde é tornar o nosso Estado num dos maiores centros de distribuição de energia. Uma energia limpa e farta. O Estado está à frente com a sua governança, e com seus diversos parceiros, dentre eles, a FIEC, as universidades. Agora, é nosso dever de casa a estruturação das políticas de regulamentações, propor a infraestrutura e estruturar o nosso Estado para esse novo momento. A previsão é de termos 18 protocolos assinados logo mais em dezembro", ressaltou.

O Secretário Executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil do Estado do Ceará, Célio Fernando, falou sobre os diferenciais do Ceará para receber investimentos de empresas internacionais que são frutos dos diversos projetos de planejamento, como o Ceará 2050. “Trabalhos que foram produzidos e foram alinhados seguindo rotas estratégicas já traçadas. Um projeto desenvolvido com base nas melhores práticas do mundo e construído em conjunto com diversos parceiros, a FIEC, o Observatório da Indústria, universidades e a iniciativa privada. Estamos vivendo um novo mindset, uma nova forma de pensar. Mesmo com a inflação elevada e com as altas taxas de juros, o Estado possui 30 anos de equilíbrio financeiro que fomenta essa nova economia” declarou.

O evento foi marcado pelo otimismo dos participantes com o ano de 2022, mesmo diante dos desafios do cenário atual.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright