Profissional do futuro passa pelo Programa IEL de Estágios
Aproximar estudantes das empresas. Historicamente, essa sempre foi uma das missões do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e pela prestação desse serviço o Instituto ganhou notoriedade. Porém, o IEL Ceará vem inovando e estruturando novas iniciativas para robustecer o Programa IEL de Estágios. O objetivo é preparar os estagiários para o atual mercado de trabalho, muito mais competitivo, digital e dinâmico.
De acordo com a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, o Instituto, em sua nova diretriz, abre mão de ser um mero intermediador de estágios para oferecer um leque de serviços que possam subsidiar o desenvolvimento do estudante enquanto profissional e contribuir com a performance das empresas. As novas ações incorporadas ao Programa, ressalta a superintendente, tornam-se um grande diferencial do Instituto e ampliam a sua competitividade no mercado.
"O IEL é muito mais que um recrutador. Nos reinventamos e incrementamos diversas ações que conferem mais eficiência ao nosso Programa de Estágios. O nosso processo é diferenciado, utilizamos gamificação, damos orientações de carreira e acompanhamos a transição do estagiário na empresa. Sem dúvida, o profissional do amanhã, que já é hoje, passa pelo IEL", afirma.
Assim, o propósito do novo Programa IEL de Estágios é contribuir para o desenvolvimento de jovens talentos, complementando a sua formação acadêmica e profissional. A coordenadora de Desenvolvimento Empresarial e de Carreiras do IEL Ceará, Mariana Fortaleza, explica que o Programa IEL de Estágios oferece uma trilha de formação e desenvolvimento profissional e de carreira que perpassa vários passos. Entre as novas iniciativas do programa estão o Integrar IEL, o Potencializar Carreiras, Indústria de Talentos e o IEL Talks.
Uma das empresas que em meio à pandemia procurou os serviços do Programa IEL de Estágios foi a Versatily, do ramo de transporte e locação de automóveis. A gerente de RH da empresa, Daniele Vasconcelos, conta que a parceria com o IEL começou em setembro com o contrato para seleção e acompanhamento de um estagiário. Na opinião dela, os estagiários, mesmo em início de carreira, precisam atuar profissionalmente e esse é um conhecimento que muitas vezes não se adquire na faculdade.
"Conhecimento é o que transforma. Nós da empresa Versatily acreditamos que investir no conhecimento é crescer e desenvolver cada dia mais as pessoas. Por isso, essa atuação diferenciada do IEL é fundamental", declara.
Cliente IEL Ceará
A Amêndoas do Brasil, indústria de alimentos, também é cliente do Programa IEL de Estágios. A parceria existe desde 2009 e já rendeu muitos frutos. A empresa foi vencedora da etapa regional do Prêmio IEL de Estágio nas três últimas edições. Estagiários da empresa, acompanhados pelo IEL, também foram agraciados com o prêmio.
A gerente de RH da Amêndoas do Brasil, Sandra Oliveira, afirma que a empresa valoriza muito seus estagiários. De acordo com ela, cerca de 95% dos estagiários são efetivados após a conclusão de seus cursos. Atualmente, a empresa mantém nove estagiários por meio do contrato com o IEL Ceará.
"O IEL está sempre procurando atender a nossa empresa da melhor forma. Com profissionais solícitos, o Instituto nos deixa muito seguros e tranquilos com relação à seleção e acompanhamento desses estudantes. Acredito que esse caminho que o IEL segue agora de também agregar conhecimentos, com as palestras e as outras capacitações, é muito enriquecedor e vai impulsionar a carreira profissional desses jovens, potencializando as habilidades dos estudantes que estão dando os primeiros passos dentro das empresas'’, opinou.
O engenheiro de alimentos William Araújo estagiou na Amêndoas do Brasil e foi premiado com o Prêmio IEL de Estágio em 2018. Ele conta que o prêmio foi uma das experiências mais marcantes que viveu e ficará marcada em sua vida profissional. "É gratificante ser reconhecido pela relevância do nosso trabalho ainda como estagiário. Além disso, o prêmio atua como uma ferramenta de est%