PwC lança estudos sobre Economia do Mar na FIEC

01/02/2018 - 17h02

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu hoje (1/2) o lançamento de estudos inéditos no Brasil sobre o setor de Economia do Mar: Leme Ceará – Edição nº1 e Circum-navegação: Leme Brasil no Mundo Edição nº 3, produzidos pela PricewaterhouseCoopers & Associados de Portugal. Um dos estudos utilizou informações das Rotas Estratégicas de Economia do Mar, documento do Programa para o Desenvolvimento da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Antes do lançamento, os executivos participaram de almoço na Casa da Indústria, com o presidente da FIEC, Beto Studart, o presidente do Simec e coordenador do Programa para Desenvolvimento da Indústria, Sampaio Filho, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, César Ribeiro, a presidente do Sindifrio, Elisa Gradvohl, superintendentes e diretores da instituição, além de empresários do segmento.

Beto Studart considera que a aproximação com o PwC pode aumentar ainda mais o potencial do Ceará em Economia do Mar. “Somando à logística já existente no Ceará, a conjugação das riquezas, podemos transformar o Ceará num grande referencial no mundo, aproveitando a inteligência que já está aqui”, ressaltou.

O sócio da PwC, Miguel Marques, contou que iniciou os estudos para a confecção das publicações há 15 anos, conhecendo diversos lugares no mundo, depois os detalhes do segmento em Portugal para publicar a primeira edição. Ele conheceu uma delegação da FIEC em Portugal e desde então, o contato foi estreitado para utilização dos dados das Rotas Estratégicas. “O trabalho feito pela FIEC com as Rotas Estratégicas são de grande profissionalismo.

É uma área complexa, que tentamos entender com números. Fico muito impressionado em como os cearenses estão numa região que não é a Ásia e conseguem produzir tanto. Para dar um salto ainda maior, é preciso sempre pensar em benefício mútuo”, analisa. Miguel apresentou detalhes das publicações em áreas como energia, produção de petróleo, segurança marítima, comércio internacional, portos, cruzeiros, entre outras.

O presidente do Simec e coordenador do Programa para Desenvolvimento da Indústria, Sampaio Filho, apresentou o programa e as etapas já concluídas da área de Prospecção de Futuro, como as Rotas Estratégicas, o Masterplan e os Perfis Profissionais de Futuro. O setor Economia do Mar é um dos 13 escolhidos como estratégicos. Foram listadas 268 ações para desenvolver o segmento. No dia 13/3, acontece o Masterplan para priorizar essas ações e criar projetos focados em colocá-las em prática.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

Sistema FIEC - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024