O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), formado pelas casas SESI, SENAI e IEL, além dos 39 sindicatos associados, disponibiliza várias publicações para acesso público. A reprodução é permitida desde que seja citada a fonte.

Confira algumas publicações

REVISTA FIEC
A Revista da FIEC tem conteúdo editorial que debate temas importantes para a indústria e sociedade sem esquecer de pautar-se nos assuntos que fazem a diferença para o desenvolvimento econômico do Estado e do país.

Com tiragem de 5 mil exemplares, traz uma roupagem visual moderna e inovadora e é lida por empresários, representantes de entidades de classe e instituições governamentais, além dos principais formadores de opinião.

Julho 2015

   
 Junho 2015

 
 Maio 2015


 
 Abril 2015


 
 Março 2015


 
 Fevereiro 2015

 
Janeiro 2015

 
     



DO NÚCLEO DE ECONOMIA E ESTRATÉGIA

•  Guia Industrial
O Guia Industrial do Ceará 2014, elaborado pelo Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, fornece informações sobre mais de 5.200 empresas, sendo 1.228 associadas aos sindicatos Patronais filiados à FIEC. Os principais dados são relacionados à razão social, nome fantasia, endereço, CNPJ, número de empregados, faturamento, tipo de atividade econômica e produtos fabricados.

A publicação também traz textos sobre assuntos de interesse do setor industrial, com destaque páginas especiais sobre o Mapa Estratégico da Indústria (2013-2022) e o Programa de Desenvolvimento Associativo PDA), além de espaços publicitários. Acesse o site para adquirir o Guia Industrial do Ceará
 

Indicadores Industriais - Realizada em convênio com a CNI, divulga, comparativamente ao Brasil, a variação de importantes indicadores: faturamento, horas trabalhadas, pessoal empregado, utilização da capacidade instalada e salários. A pesquisa é divulgada 40 dias após a data de referência, ou seja, a variação do faturamento de janeiro é divulgada nos primeiros 7 dias úteis de março.

Para fazer o download do documento, escolha a data:

Sondagem Industrial - Realizada em convênio com a CNI, divulga, comparativamente ao Brasil, indicadores de difusão ligados ao volume de produção, utilização da capacidade instalada frente o usual, estoques e número de empregados. A pesquisa é divulgada 25 dias após a data de referência, ou seja, os resultados de janeiro são divulgados ainda em fevereiro.

Para fazer o download do documento, escolha a data:



ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial - Realizada em convênio com a CNI, divulga, comparativamente ao Brasil, indicadores de confiança e perspectivas dos industriais da construção civil e indústria de transformação. É uma pesquisa que serve para nortear perspectivas.

Para fazer o download do documento, escolha a data:

Panorama Industrial - Documento com finalidade de reunir as principais estatísticas sobre o setor industrial, tanto as publicadas pelo sistema FIEC como pelo IPECE, IBGE, etc, de modo a fornecer um retrato completo sobre o comportamento do setor industrial.


Sondagem da Construção - Realizada em convênio com a CNI, está em processo de criação da identidade visual, devendo ser divulgada pela primeira vez no mês de outubro.


• Carta Econômica - Estudo trimestral realizado sobre temas atuais e de relevância para o setor industrial. Exemplo de temas: Falta de trabalhador qualificado, produtividade, inserção internacional, etc.


DO CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

• Ceará em Comex  - Estudo estatístico que analisa mensalmente o desempenho das exportações e importações do Ceará, avaliando entre outras informações, quantidade, volume e preço médio; além de relacionar os principais mercados, setores e produtos do comércio exterior do Estado. Tem o objetivo de fornecer variáveis para as tomadas de decisões das políticas macroeconômicas cearenses, bem como orientar os empresários em suas estratégias em comércio exterior.

Para fazer o download do documento, escolha a data:


OUTRAS PUBLICAÇÕES

Perfil Setorial - Estudos com ou sem pesquisa primária(obtenção de informações através de questionário) dos setores industriais, feito sobre encomenda. Estudos já realizados: Perfil setorial do Vestuário e Perfil básico setorial de alimentos.

• Estudos e pesquisas - Com tema central de competitividade, são estudos e pesquisas não sistemáticas, realizadas sob demanda. Exemplos: pesquisa de demanda por serviços dos Sistema FIEC, Energias renováveis no Ceará.

 

Dados de 2014. Fontes: CRM e outros sistemas de gestão

(85) 4009.6300 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE