Palestra sobre captação de recursos para a área de inovação movimenta programação do 1º NITWORK na FIEC

No mesmo dia em que a Federação das Indústrias do Estado do Ceará(FIEC) acolheu eventos do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia(Fortec), a professora Ana Lúcia Torkomian ministrou palestra sobre captação de recursos para a área de inovação. A palestra aconteceu nesta quarta-feira, 27/04, em uma das salas de treinamento do IEL, na sede da FIEC, e faz parte da programação de cursos e palestras do 1º NITWORK, uma iniciativa da Rede dos Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (REDENIT-CE) e conta com a parceria entre a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Governo do Estado do Ceará e da FIEC. O NITWORK acontece na FIEC devido ao esforço das ações da área de cooperação academia-empresa do Núcleo de Economia e Estratégia, em parceria com a Rede NIT Ceará, gerando valor e aprendizagem para todas as casas do Sistema FIEC, incluindo colaboradores do SENAI CETIS e do IEL Ceará que participaram do evento.

A professora Lúcia Torkomian faz parte do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, e atua na área de Gestão de Tecnologia, principalmente nos seguintes temas: cooperação universidade-empresa, empreendedorismo, polos e parques tecnológicos, inovação tecnológica e propriedade intelectual. Ela é diretora- executiva da Agência de Inovação da Universidade Federal de São Carlos onde também atua no Departamento de Engenharia de Produção. Em 2014, foi eleita coordenadora da região sudeste do Fortec.

A palestra proporcionou aos empresários, pesquisadores e consultores de casas da FIEC da área de inovação um melhor conhecimento sobre a legislação de inovação, bem como identificar e utilizar seus benefícios na captação de recursos. “Tenho a obrigação de compartilhar toda essa experiência em analisar a atuação dos núcleos de inovação tecnológica, dos seus papéis na sociedade como interlocutores em projetos de inovação entre instituições de ensino superior e empresas, tendo como apoio o fomento e o uso dos aportes financeiros governamentais”, frisou durante a conversa com os alunos.

A palestrante fez uma avaliação sobre os Núcleos de Inovação Tecnológica no Ceará. “ É importante um olhar mais diferenciado sobre a atuação desses núcleos cearenses de forma a contemplar as suas diferentes realidades a fim de fazer um trabalho mais efetivo. Assim, facilita-se o trabalho de geração de inovação que o Brasil precisa”, esclareceu.


Saiba mais:
Além da palestra, o 1º NITWORK promoveu também nos dias 25 e 26 de abril, segunda e terça dessa semana, o curso “Valoração, Contrato e Negociação de Transferência de Tecnologia”, conduzido pela engenheira e assessora da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) Lourença da Silva, .

As equipes da Unidade de Inovação e Tecnologia (UNITEC) do SENAI/CE - compostas pelos colaboradores, bolsistas e estagiários do Escritório de Projetos (PMO) e Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), lotadas no Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação do SENAI (CETIS) participaram do curso e da palestra do 1º NITWORK.

A palestra da professora Ana Lúcia Torkomian sobre "Captação de Recursos" bem como a realização do curso "Valoração, contrato e negociação de transferência de tecnologia", ministrado pela professora Lourença, são frutos de uma parceria entre a RedeNit-Ce o Nucleo de Economia e Estratégia da FIEC.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA