FIEC sedia primeira reunião do Comitê de Líderes Empresariais do Núcleo de Inovação do Ceará (NEI/CE)

Nesta segunda-feira (11/04), a partir das 9h30, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) é sede do lançamento e primeira reunião do Comitê de Líderes Empresariais, do Núcleo Estadual de Inovação do Ceará (NEI/CE). O comitê se inicia no estado como projeto piloto do Brasil, por meio da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), lançada em 2008 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e representado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com objetivo de ampliar a capacidade de inovação da indústria estabelecida no Brasil, além de contribuir para o aprimoramento e efetividade das políticas públicas de apoio à inovação.

A reunião será aberta pelo presidente da FIEC, Beto Studart, e contará com a participação de 19 empresários convidados para fazer parte do Comitê, empenhados pelo desenvolvimento industrial do Ceará. Ainda na programação, o presidente do Conselho de Inovação e Tecnologia (COINTEC) da FIEC e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico no Estado do Ceara (SIMEC), Sampaio Filho, falará sobre os principais indicadores econômicos relacionados à inovação no Estado, bem como um panorama sobre programas públicos e privados de incentivo à inovação já existentes.

Em seguida, a diretora de Inovação da CNI e do IEL-Núcleo Nacional, Gianna Sagazzio, apresentará a MEI e seus resultados, bem como o histórico de atividades do Sistema de Núcleos Estaduais de Inovação (SNEI). Encerrando os trabalhos, o presidente Beto Studart e o superintendente do IEL/CE e coordenador do NEI/CE, Ricardo Sabadia, modera as discussões sobre a atuação do Comitê de Líderes Empresariais.


SOBRE A MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO
Coordenada pela CNI nos últimos oito anos, a MEI é um grupo de líderes empresariais do Brasil, representantes de mais de 100 empresas, que tem atuado pelo aprimoramento das políticas públicas e do ambiente de negócios, além de disseminar e reconhecer as boas práticas em gestão da inovação.

Nesse movimento, considerado um dos mais bem-sucedidos espaços de diálogo público-privado do país, as lideranças empresariais assumem protagonismo na proposta de medidas ao governo e se organizam sob a lógica da construção coletiva para o cumprimento dos objetivos estratégicos validados por diversos segmentos. Dentre as lideranças de destaque no Brasil, vale mencionar a 3M, Altus, Brasil Foods, Natura, Gerdau, FIAT, Embraer, IBM, P&G, Grupo Ultra, Whirlpool, TOTVS, sempre representadas por seus fundadores ou CEOs.

No que diz respeito ao relacionamento com o governo, a interlocução mais próxima se dá com o BNDES, Capes, CNPq, FINEP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

A formação do Sistema de Núcleos Estaduais de Inovação (SNEI), do qual o Ceará faz parte, decorreu da demanda das lideranças do MEI para capilarização de suas atividades e promoção de melhorias na esfera local. Irá agregar 25 núcleos, constituídos sob a estrutura do Sistema Indústria.

Mais informações em www.portaldaindustria.org.br/mei.

SERVIÇO:
Comitê de Líderes Empresariais do Núcleo Estadual de Inovação do Ceará (NEI/CE)
Lançamento e primeira reunião nesta segunda-feira (11/04)
Local: Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC – Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota, Cobertura/Sala Vip
Hora: 9h30.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA