SENAI Ceará realiza workshop focado em Propriedade Intelectual e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Na manhã desta sexta-feira, 26/04, o SENAI Ceará realizou, na Casa da Indústria, o workshop “Inovação Sustentável: Propriedade Intelectual e ODS na Nova Indústria”, em parceria com o HUB ODS Ceará.

A abertura foi feita pelo Gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia (UNITEC/SENAI), Tarcísio Bastos. Apresentado pela Consultora da UNITEC, Ronara Marques, o workshop teve, em sua programação, a participação da Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias, que apresentou dados e ações importantes da área, incluindo a certificação de empresas com o Selo ESG-FIEC; e, também, do Chefe do Escritório Regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Fábio Barros, que apresentou o Plano da Organização Mundial da P.I. em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - os ODS.

Além de Barros, os participantes, entre representantes de universidades, do setor industrial e convidados, também assistiram às seguintes palestras:

  • “Potencializando Indústrias: o papel do HUB ODS Ceará no Pacto Global da ONU”, pelo Coordenador da Área de Prospectiva e Estratégia do Observatório da Indústria, Lucas Silveira;
  • “Desafios Tecnológicos e Socioambientais: Tendências e inovações para os ODS”, com a Pesquisadora Especialista em Cooperação Estratégia, Mariana Biermann, e o Especialista em Prospectiva e Cooperação Estratégica, Gabriel Gaspar, ambos do Observatório da Indústria;

Como parte do evento, houve o painel “Desafios e Inovações em Inteligência Artificial Transversal na Pesquisa e Propriedade Intelectual, em sintonia com os ODS”, com a participação de José Macedo, Professor Associado do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), e de Dennis Cardoso, Gerente de Produtos do Observatório da Indústria, com mediação da CEO da empresa IdSoft (focada no desenvolvimento de Sistemas com Inteligência Artificial), Açucena de Gois.

Inovação que conecta

Durante o evento, Ronara Marques anunciou que, em breve, será lançada a Plataforma Inovação para a Indústria, do Departamento Nacional do SENAI, com recursos não reembolsáveis para o desenvolvimento de projetos de inovação pelas indústrias. Dentro das categorias da plataforma, existe o Startup.Tech, que foi criado para conectar startups e indústrias.

“O objetivo  é impulsionar e conectar indústrias e startups, a partir da validação da prova de conceito, e o SENAI participa da execução através do Instituto SENAI de Tecnologia, ajudando a startup a desenvolver e a alavancar o produto, por meio da equipe técnica e nossa infraestrutura”, explicou.

Os detalhes serão divulgados, em breve.

 

 

 

Por: Richell Martins
Fotos: José Sobrinho / George Lucas / FIEC

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA