SENAI Ceará celebra encerramento de curso de Auxiliar de Confeiteira, em parceria com o IPREDE

A última semana ficou marcada na memória da turma de Auxiliar de Confeiteira como uma celebração dos aprendizados e das amizades adquiridas durante a formação. A iniciativa, fruto de um termo de cooperação firmado entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o SENAI Ceará e o IPREDE, visa promover qualificação profissional a mães e cuidadores das crianças atendidas na instituição e, assim, a promoção da autonomia financeira dessas mulheres que se encontram em vulnerabilidade social. Realizado na escola SENAI Centro, o curso de Auxiliar de Confeiteira formou 14 alunas.

Para celebrar o momento, as alunas prepararam um banquete no último dia do curso, com iguarias como salgados de forno, bolos elaborados e pudins, exercitando todo o aprendizado recebido da instrutora Savia Montenegro.

“Temos esse projeto com o IPREDE desde março do ano passado com a turma de Salgadeiro e, por isso, surgiu o interesse de criar um curso de Confeiteiro. O foco dessa capacitação é proporcionar uma fonte de renda para as alunas com o uso de ingredientes de uma cozinha comum, atendendo à necessidade de produzir dentro de casa. Assim, elas aprendem desde um simples biscoito até um bolo confeitado”, destacou Savia.

Para além do profissional, a união da turma foi o que deu tempero à cozinha da instituição. Nas palavras da aluna Sara Talita, o curso lhe proporcionou uma importante formação humana. “Eu me tornei uma pessoa mais forte e independente, além de ter feito amizades valiosas que me acolheram quando descobri a minha gravidez e até organizaram um chá de fraldas para o meu bebê”, contou.

Outras estudantes também destacaram o quanto a capacitação ajudou as suas famílias. “Vejo esse curso como um divisor de águas. Antes, eu era professora de educação infantil, até que surgiu a necessidade de ficar em casa para cuidar dos meus filhos e da minha mãe. Então, veio a ideia de vender doces. Foi assim que surgiu o interesse nesse curso, que me trouxe oportunidades para além do que eu imaginei. Agora posso pagar todas as minhas despesas e, também, estar junto da minha família. O que mais eu poderia querer da vida? Me sinto realizada e agradeço por essa formação”, disse Carla Ludmila, emocionada.

“O SENAI Ceará, através da Unidade de Educação (UNED), já vem trabalhando com iniciativas como essa de acordo com as pautas abordadas pelo ESG da FIEC, com foco no social, onde cursos gratuitos são ofertados para a população em vulnerabilidade social. Pessoalmente, é gratificante poder participar de ações como essa e ver a vida dos estudantes sendo transformada pela educação profissional”, ressaltou a Analista Administrativa da UNED, Cláudia Mara.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA