Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC palestra para estudantes e professores da UFC

Nesta quarta-feira, 23/08, o auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) ficou cheio para a palestra do Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate. Com o tema "Vamos falar sobre Hidrogênio Verde", o evento teve abertura da Vice-Reitora da UFC, Diana Azevedo. Na plateia, estudantes de diversos cursos de engenharia e professores da instituição.

“Para o estudante, especialmente os que serão futuros especialistas ou empreendedores no setor, é fundamental estar atualizado com a realidade e as perspectivas do Ceará na área de energias renováveis e hidrogênio verde. Assim, ele terá segurança de que vale a pena investir na carreira, pois nosso estado está diante de uma grande oportunidade que está em vias de se concretizar”, afirmou Constantino.

Entre os assuntos abordados por Constantino, estão: a realidade energética do Brasil; os projetos eólicos offshore previstos para o Ceará; o mercado e as perspectivas do mercado de Hidrogênio verde e os reflexos dos investimentos para o PIB de nosso estado; as vantagens competitivas do Ceará, na produção de H2V; e o HUB de Hidrogênio Verde, uma iniciativa criada em parceria entre FIEC, UFC, Porto do Pecém e Governo do Estado.

Segundo a Professora integrante do Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas da UFC, Carla Andrade, a importância da relação entre academia e indústria fica mais evidente quando os estudantes têm a oportunidade de assistir a palestras com informações mais atualizadas.

“A indústria depende da academia; a academia depende da indústria. O corpo discente atual representa a mão de obra que será lançada no mercado de trabalho. Os estudantes, já familiarizados com o assunto, ou através de pesquisas e estágios, torna-se mais fácil esta inserção”, disse a Professora Carla.

Jairon Leal é estudante de mestrado no curso de Engenharia Mecânica e se diz ainda mais confortável em seguir suas pesquisas, após a apresentação de Constantino Frate.

“É interessante vermos como indústria e Governo vêm trabalhando o Ceará para este futuro que tanto esperamos. Ver isso sendo integrado à academia é muito importante para nós, e nos dá mais certeza de que nossos estudos darão frutos para o desenvolvimento do nosso estado”, concluiu.

Edital de Trabalhos Científicos e Projetos de Pesquisa SESI e SENAI – Edição 2023

Após a palestra, a Analista da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará (UNITEC), Elaine Fernandes, apresentou os detalhes do edital para submissão de trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa para o edital de evento científico SESI e SENAI, a premiação acontecerá no FIEC SUMMIT 2023, evento que será realizado nos dias 25 e 26 de outubro deste ano, no Centro de Eventos do Ceará, com inscrições gratuitas.

O edital tem o objetivo de fomentar o interesse do meio acadêmico cearense sobre o tema Hidrogênio Verde, além de proporcionar a interação entre as empresas investidoras no HUB do H2V do Ceará e os profissionais interessados em desenvolver pesquisas aplicadas a esta área. Assim, também é possível integrar pesquisadores aos investidores, e fomentar a produção acadêmica.

Nas duas categorias (trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa), serão aceitas produções publicadas a partir de 1º de janeiro de 2020, com as temáticas ligadas ao Hidrogênio Verde nas seguintes áreas: produção; armazenamento; transporte; distribuição; certificação; e utilização e segurança em processos de H2V e seus derivados.

A seleção dos trabalhos será feita por comissões técnicas, reunindo diversas instituições como FIEC, SESI, SENAI, IEL, IFCE, UFC, UECE, UNIFOR e empresas convidadas. O trabalho acadêmico premiado receberá o valor de R$ 10 mil. O projeto de pesquisa selecionado receberá o mesmo valor em ajuda de custo, além do certificado de participação e da incubação da pesquisa, além do possível patrocínio das empresas convidadas.

As inscrições no FIEC Summit 2023 são gratuitas e podem ser feitas no site: www.eventofiecsummit.com.br/inscricoes

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA