SENAI Ceará realiza seminário com o tema Aprendizagem e o Combate ao Trabalho Infantil


Nesta quarta-feira (17/05), o SENAI Ceará realizou, na Casa da Indústria, um seminário com o tema “Aprendizagem e o Combate ao Trabalho Infantil”. Na abertura do encontro, que contou com a participação de representantes de diversas indústrias e do Governo, o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, agradeceu a presença do público e ressaltou a importância de promover a educação, principalmente entre pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Desde 2018, o SENAI está fazendo um trabalho com a Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará e, hoje, já foram capacitados mais de 21 mil internos do Sistema Prisional. Reproduzindo a frase do Secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque: hoje os internos estão contidos, mas amanhã eles vão estar contigo. Então, como reintegrar essas pessoas na sociedade? É por conta disso que o SENAI firmou uma parceria com o Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS) para ressocializar os jovens. Mas para alcançar esse objetivo, as empresas também precisam entrar nessa relação e dar oportunidades de emprego a essas pessoas. O SENAI oferece informação e acolhimento aos gestores que quiserem participar conosco nessa iniciativa”, reforçou.

Em seguida, a Auditora Fiscal doTrabalho, Raquel Studart, fez uma apresentação sobre o trabalho infantil e a possibilidade de inserção de adolescentes menores de idade no Programa de Aprendizagem Industrial. A convidada ressaltou artigos da Constituição Brasileira sobre o direito à profissionalização, sendo o trabalho permitido a partir dos 14 anos, na condição de aprendiz..

“A minha função institucional é aumentar a inserção de aprendizes no Estado a partir de articulações para implementar o maior número possível de programas de aprendizagem. São vocês, os representantes das empresas, que têm a capacidade de fazer esse cenário virar realidade por meio de momentos como esse”, destacou.

Já o Superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS), Roberto Bassan, falou sobre o funcionamento da parceria entre o SENAI e o SEAS, apresentando as Unidades Socioeducativas e o trabalho de capacitação profissional feito dentro dessas instituições. “É uma via de mão dupla essa relação de oportunidades, onde a indústria pode estar fazendo um passo muito positivo na responsabilidade social, mas principalmente uma mudança de trajetória na vida desses jovens, que vêm de uma vulnerabilidade, e essa relação de oportunidade realmente muda a trajetória de vida e os coloca em outra dimensão”, disse.

Ainda durante o evento, a Coordenadora do Núcleo ESG-FIEC, Alcileia Farias, falou sobre a relação do tema em questão com a Agenda ESG e o Especialista Educacional do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), Douglas Carioca, falou sobre sua trajetória profissional, que teve início com jovem aprendiz. Já Ariana Mara, Coordenadora de Departamento Pessoal da construtora Dias de Sousa, abordou o programa de inserção de aprendizes na empresa, destacando a história de um ex-aprendiz, que deu detalhes sobre sua experiência por meio de um vídeo.

O momento contou ainda com a presença da Engenheira de Segurança do Trabalho do SENAI Ceará, Josy Fonteles, que falou sobre segurança do trabalho envolvendo menores de idade, ressaltando o direito dos aprendizes em ter um ambiente de trabalho saudável, que garanta sua saúde física e seus direitos como jovem trabalhador.

Cristiane Cavalcante, Coordenadora de RH da DASS, que estava presente no momento, reforçou que, por meio da parceria com o SENAI Ceará, a empresa emprega aprendizes que acabam sendo contratados posteriormente pela fábrica de calçados de Itapipoca. “Essa iniciativa é incrível porque você pode ver a transformação na vida desses jovens. Hoje, nós temos mais de 200 aprendizes e é muito interessante acompanhar a jornada deles, desde o ingresso ainda verdes, ainda imaturos. E poder, em conjunto com o Sistema, contribuir na questão não apenas técnica, mas também na moral chega a ser emocionante. Esse é o nosso melhor projeto.”


A Assessora de Prevenção à Violência, Carla da Escócia, também marcou presença no evento. “O Programa Jovem Aprendiz é um chamado a essa importância de inclusão dos jovens, mas é também um chamado à responsabilidade social dos empresários,  das indústrias e do comércio também. Porque a gente tem um papel a cumprir. A gente não pode usufruir das conquistas da civilização se a gente ainda tem um número tão grande de pessoas que não têm acesso a isso. Então, como gestores públicos e como cidadãos, como empresários, nós temos um papel a desempenhar nessa sociedade”, concluiu.

A Gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente, ressaltou a importância do seminário. “Nossa razão de ser é atender à Indústria, capacitar a população para que a indústria possa absorver esses jovens. O evento tem um marco muito importante para a aprendizagem industrial, é o fortalecimento do SENAI, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, como provedor”, finalizou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA