Diretoria e associados ao Sindienergia realizam visita guiada para conhecer usina solar flutuante na fazenda BS Chica Doce

Diretoria e associados ao Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Ceará (Sindienergia-CE) realizaram, na tarde da última quarta-feira (16/03), uma visita técnica à Fazenda BS Chica Doce, em Pindoretama. O objetivo da visita foi conhecer a usina solar flutuante instalada em um açude da fazenda - a única do tipo, a nível mundial, utilizada para bombeamento de água.

O grupo foi recebido pelo proprietário do local, o ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o empresário Beto Studart, e pelo idealizador do projeto, o empresário Fernando Ximenes. Ambos falaram da tecnologia instalada e dos ganhos que tem conferido à produtividade da propriedade com a implantação do sistema, utilizado para fornecer água para a irrigação do cultivo de feno, alimento para a criação de gado no local.

Estiveram presentes, além do anfitrião: o presidente do Sindienergia, Luis Carlos Queiroz; o diretor de Geração Centralizada do sindicato, Luiz Eduardo Moraes; e diretor Técnico do Sindienergia, Daniel Queiroz; o ex-presidente do Sindienergia e membro da diretoria atual, Elias do Carmo; o empresário da Gram-Eollic, Fernando Ximenes; e representantes das empresas 3e Soluções, Mareal Engenharia, Mais Sol, Open Energy Soluções e Rede Prime Logística, que elogiaram bastante a iniciativa do sindicato e aproveitaram o momento para saber mais sobre a nova tecnologia no ramo de energia solar.

Sobre a Usina Solar Flutuante

A Usina Solar Flutuante Chica Doce BS GRAM-EOLLIC é a primeira usina solar flutuante para bombeamento d'água do mundo, com toda tecnologia empregada brasileira e cearense. Produz 400 mil litros d'água/por dia, auxiliando na irrigação da fazenda. Com sua silhueta, ilumina a Fazenda Chica Doce no período noturno e tornou-se referência para aeronaves que sobrevoam a região.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA