Empreendedorismo é conteúdo de aula em escolas do SESI Ceará

Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.

Nestes novos tempos, em que surgem diferentes arranjos de trabalho e em que a internet vem proporcionar autonomia profissional para os indivíduos, as escolas do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) oferecem conteúdos sobre empreendedorismo dentro de sua grade curricular.

No Ensino Fundamental, isso ocorre por meio do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Já no Ensino Médio, o assunto é ministrado dentro do projeto Despertar. Além disso, o tópico é considerado uma disciplina transversal, pois pode ser trabalhado em diversas aulas do currículo escolar. "O objetivo é que os alunos possam ter noção da importância de empreender, que vai além dos negócios, tem a ver com ter protagonismo para a vida", destaca Paulo Roberto, analista de processos educacionais do SESI Ceará.

Para realizar o trabalho, o SESI Ceará conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A instituição é responsável pela formação de professores e presta assessoria em relação aos conteúdos.

A preparação dos professores é feita de maneira sistemática, através de encontros e debates. Entre os dias 24 de outubro e 6 de novembro, o Sebrae realizou formação sobre a metodologia JEPP para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5° ano). Outras três formações estão previstas, envolvendo as unidades de Parangaba, Sobral e Juazeiro do Norte, para atuação das turmas de 2021.

A proposta é disseminar aos alunos, desde Ensino Fundamental até o Ensino Médio, a cultura empreendedora, e orientar sobre a formulação de planos de negócios, de maneira a estimular comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e ao protagonismo juvenil.

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