Ricardo Cavalcante reúne empresários para dar informações sobre retomada do setor industrial

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, reuniu industriais de diversos setores nesta quarta-feira (3/6), para dar informações sobre os protocolos de retomada das atividades industriais estabelecidos pelo Decreto Nº33.608, de 30 de maio de 2020.

No decreto, o Governo do Estado do Ceará reconhece a importância de, ao lado das ações de combate à pandemia, se pensar também em um caminho seguro, a ser definido segundo parâmetros da saúde, para a retomada progressiva das atividades econômicas no Ceará, setor que inegavelmente foi muito afetado pela pandemia e cuja relevância se sabe fundamental para preservação dos empregos e da renda da população.

O decreto frisa a necessidade de condicionar a retomada da economia à observância por parte do comércio e da indústria de medidas sanitárias definidas pelas autoridades da saúde como necessárias para evitar qualquer mínimo retrocesso no trabalho desenvolvido até hoje pelo Estado no combate COVID-19.

Daí a necessidade de todos os industriais cearenses estarem cientes de suas responsabilidades para que a retomada continue avançando. “Iniciamos na segunda-feira uma fase de transição, e todas as demais etapas vão depender da situação do Estado em relação aos critérios estabelecidos pelas autoridades de saúde, como número de pacientes internados, por exemplo. Por isso é fundamental que todas as empresas sigam as recomendações, para que o avanço seja contínuo”, reforçou o presidente Ricardo Cavalcante, que vem liderando o diálogo dos industriais com o governo desde o início do isolamento social.

Durante a reunião, o presidente apresentou a central de informações do Sistema FIEC, que está operando desde ontem para sanar as dúvidas dos industriais e disseminar informações necessárias para todos os setores voltarem a produzir com segurança. A central conta com profissionais do Observatório da Indústria, da Gerência Jurídica e do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará).

O Sistema Fiec participou ativamente da construção do plano de retomada, contando com o trabalho técnico do Observatório da Indústria para garantir a robustez metodológica necessária ao momento. “Essa participação ativa garantiu maior domínio dos detalhes do plano que agora são repassados aos nossos industriais, somada às expertises técnicas da nossa gerência jurídica e do SESI”, pontuou o gerente do Observatório da Indústria da FIEC, Guilherme Muchale.

A superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soárez, reforçou a necessidade de os empresários terem ciência dos protocolos a serem seguidos em suas empresas. “O decreto estabelece um protocolo geral, a ser seguido por todos, e diversos protocolos setoriais, a serem seguidos por cada empresa a depender do seu segmento industrial. As empresas precisam observar as determinações destes protocolos para poder fazer um protocolo institucional, baseado na sua realidade. Cada empresa deve dizer como vai seguir as orientações, dependendo da sua rotina, do seu layout, das suas especificidades”, detalhou Soárez.

CENTRAL DE INFORMAÇÕES 

Para chamadas telefônicas: (85) 4009.6300 

Whatsapp: (85) 99144.0878

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA