[REVISTA DA FIEC] IEL CEARÁ: Educação executiva para ir além

                                                                                                                                                                                                           

Desde 2014, um novo posicionamento chegou ao cotidiano de trabalho do Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará. O IEL passou a investir recursos e energia na promoção de ações na área de educação executiva. Com tantas transformações na gestão de empresas, impulsionadas principalmente pelo surgimento de novas ferramentas tecnológicas, os executivos têm buscado atualizar suas ideias e preparar suas empresas para o que há de mais moderno no mundo dos negócios. E foi para esse cenário que o IEL decidiu direcionar-se, reforçando sua missão de contribuir para a competitividade da indústria, por meio do desenvolvimento de competências direcionadas à formulação de estratégias competitivas.

Para estar preparado a este novo momento, o IEL Ceará iniciou uma reestruturação de seus espaços físicos, com reformas significativas que modernizaram salas de aula e outras instalações. O portfólio de cursos e serviços foi reformulado, com o auxílio da Gerência Executiva de Vendas e de Marketing. “O portfólio era muito amplo e, por isso, acabava tendo sombreamentos. Precisamos organizar a casa, para nos prepararmos para um novo passo”, esclarece a superintendente do IEL Ceará, Beatriz Barreira.

Com o objetivo de consolidar esse posicionamento, o IEL Ceará decidiu dar ênfase à educação executiva internacional. Em 2016, uma parceria com a Florida International University – FIU demarcou um novo momento, ao trazer um curso de educação executiva internacional para o Ceará, com o tema Gestão Estratégica em Tempos de Turbulência e Disruptura. Durante dois dias de imersão, os alunos acessaram conteúdos sobre estratégias inovadoras para o avanço da competitividade no mercado global.

O presidente da FIEC, Beto Studart, abriu o evento destacando a importância da iniciativa do IEL: “Precisamos de mais momentos como este que buscam reciclar nossas mentes para acompanhar a evolução das tecnologias e inovações”. A ação teve um ousado encadeamento: a articulação de um segundo curso com a FIU, desta vez em Miami. O grupo de executivos viajou para a cidade americana para conferir, in loco, o curso Liderança Estratégica & Planejamento de Cenários em Tempos de Incerteza.

                                                                                                                                                                                                           

A experiência foi tão positiva, que um novo ciclo de cursos de educação executiva internacional foi realizado em 2018 e 2019. A SC Johnson College of Business (Cornell University) foi a instituição parceira, realizando o primeiro encontro em Fortaleza, com o tema “Liderança Estratégica e Inovadora na Era Digital”, e o segundo em Nova Iorque, para discutir “Gestão de Negócios na Era Digital”.

O presidente da FIEC, mais uma vez, enalteceu a iniciativa: "Ações como essas mudam o perfil intelectual do Ceará, o que nos ajuda a atrair grandes empresas pelo nosso conhecimento". Para elevar a qualidade de sua oferta de cursos, o IEL Ceará firmou parceria com instituições locais e nacionais de renome. Com a Universidade Federal do Ceará (UFC), o IEL realizou a 1° turma do Mestrado Profissional em Administração e Controladoria. O mestrado faz parte do programa Pós-Graduação em Administração e Controladoria – PPAC PROFISSIONAL. Destinado a profissionais já inseridos no mercado de trabalho com diploma em um curso superior nas áreas afins.

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) também virou parceira do IEL Ceará para ministrar, em Fortaleza, cursos na área de Gestão, Comunicação e Marketing. Fundada em 1951 como a primeira escola de propaganda do país, a ESPM é uma instituição sem fins lucrativos, que ao longo dos anos expandiu suas áreas de conhecimentos também para a administração.

A superintendente do IEL Ceará, Beatriz Barreira, ressalta que hoje o Instituto trabalha de maneira integrada com as outras casas do Sistema FIEC, o que trouxe ganhos diversos. “Houve um momento em que estávamos isolados da área corporativa. Agora, trabalhamos juntos e fazemos parte de um contexto integrado e estamos sempre em diálogo com as outras casas e gerências. É como diz a máxima: a união faz força. Hoje, o IEL é mais forte”.
 

--
Essa matéria faz parte da nova edição da Revista da FIEC. Clique AQUI e confira a publicação na íntegra.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA