Migração para o mercado livre de energia pede avaliação criteriosa, diz especialista

Em crescimento contínuo, o mercado livre de energia é uma tendência mundial que dá ao consumidor a prerrogativa de escolher o seu fornecedor de energia. A conselheira do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Talita Porto, em palestra na 24ª edição do Café com Energia, realizada na sexta-feira (22/2), na Casa da Indústria, explicou detalhes do funcionamento desse mercado e defendeu que os consumidores façam uma análise criteriosa antes da migração para esse mercado entre os benefícios e suas obrigações, mapeando riscos e oportunidades.

Outro aspecto abordado pela especialista foi a figura do comercializador varejista. Ela elencou vantagens como gestão eficiente, menor custo operacional e tratamento adequado ao porte do empreendimento. Regulamentado em 2015, o varejista foi criado para tornar mais simples a atuação de empresas de menor porte, reduzindo a complexidade da adesão e facilitando o desenvolvimento do mercado livre.

Após a palestra, Talita Porto e outros convidados do Café com Energia conheceram o Observatório da Indústria da FIEC. 

Saiba mais

O Café com Energia é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do Núcleo de Energia, promovido conjuntamente com a All About Eventos, responsável pela All About Energy. Conta com a parceria do Sindienergia, Kroma Energia e Nordeste Soluções. É patrocinado pelo Sistema FIEC, Banco do Nordeste, Sebrae e tem o apoio da Universidade de Fortaleza (Unifor).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA