Moçambicanos capacitados pelo SENAI Ceará recebem certificados

Numa solenidade realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) nesta sexta-feira (25/5), dez professores de Moçambique receberam do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará os diplomas pela participação no projeto de capacitação técnica para formadores em Eletricidade e Mecânica, realizado pelo SENAI em parceria com a Autoridade Nacional de Educação Profissional de Moçambique (ANEP). Além da entrega de diplomas, o evento contou com uma palestra sobre a quarta revolução industrial, ministrada por Magno Stedile.

A solenidade foi prestigiada pela superintendente geral do Sistema FIEC, Juliana Guimarães, e pelo diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, além do representante da (ANEP) de Moçambique, Abílio Ruben Cossa.

Em discurso, o diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, afirmou que as expectativas do programa foram superadas. “Este encerramento é a coroação do trabalho de muitos profissionais, mas principalmente do estudo realizado pelos concludentes. A confiança que eles depositaram em nós, no SENAI, ao nos entregar a sua formação profissional nos enobrece e nos encoraja a darmos o nosso melhor a cada amanhecer”, declarou. A conclusão do programa, na opinião dele, é a celebração da educação. O SENAI e a ANEP dão um exemplo ao mundo de cooperação, integração e humanidade que, se abraçado, poderá fazer grandes transformações, destacou.   

A representante dos concluintes da turma de Eletricidade, Geraldina Paulo, disse que encarou como um desafio o chamado para participar do programa de capacitação no Ceará e hoje se sente preparada para formar técnicos em Moçambique capazes de atender as necessidades do mercado de lá. Já o formando da área de Manutenção Mecânica Industrial, Victor Moniz Muchisse, afirmou que participar do programa é como ter sido escalado para a seleção de futebol, que é um grande privilégio. “O Brasil é como um irmão mais velho, temos muitas semelhanças. Aqui nós pudemos ver como será Moçambique amanhã e aprender com grandes professores”, afirmou.

Saiba mais - O objetivo do convênio do SENAI Ceará com Moçambique é reforçar a educação profissional dos docentes, de modo a garantir qualidade e reconhecimento pelo mercado de trabalho em Moçambique. O SENAI Ceará foi escolhido pelo SENAI Nacional para conduzir a parceria internacional.

Durante um mês, os formadores com maior desempenho nos cursos participaram de diversas atividades de capacitação nas escolas do SENAI Jacarecanga, Barra do Ceará e Maracanaú, assim como no Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica, que funciona dentro do Centro de Excelência em Inovação do Sistema FIEC,também em Maracanaú. Além disso, os professores conhecerem, ainda, as instalações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

Sobre o projeto - O projeto de Capacitação Técnica para formadores/professores em Eletricidade e Mecânica foi celebrado entre o SENAI Nacional e a Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), em 17 de maio de 2017, e teve como executor o SENAI Ceará. Esse projeto estabeleceu dois objetivos principais: capacitação de até 16 formadores da área de Manutenção Industrial Mecânica e capacitação de até 16 formadores da área de Elétrica.

As atividades de capacitação tiveram início em 17 de julho de 2017, na cidade de Maputo, em Moçambique, e durante um período de aproximadamente seis meses, diversos instrutores do SENAI Ceará foram até a capital moçambicana para ministrar treinamentos em diversas áreas e temáticas, como desenhos técnicos no computador; operação de máquinas de usinagem; programação de máquinas e ferramentas com CNC;  utilização de equipamentos de teste de resistência; mecatrônica; soldagem; eletroeletrônica; manutenção de motores e sistemas elétricos e eletrônicos em máquinas industriais; instrumentação eletrônica.

O término das atividades, em Moçambique, ocorreu em 26 de janeiro deste ano e, a partir de então, os dez formadores indicados pela ANEP, que obtiveram um desempenho satisfatório, habilitaram-se a participar da 2ª fase do projeto, a ser finalizada com essa solenidade do dia 25 de maio.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA