SENAI encerra projeto certificando professores de Moçambique no Ceará

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará realiza no próximo dia 25/5, às 9h, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a solenidade de encerramento do projeto internacional da instituição, em parceria com Autoridade Nacional de Educação Profissional de Moçambique (ANEP). O evento oficializará a entrega de diplomas para 10 professores daquele país africano, nas áreas técnicas em eletricidade e mecânica. Os docentes vieram concluir, no Ceará, a última fase do programa de capacitação no Curso de Mecânica e Eletricista Industrial, oferecido pelo SENAI. A capacitação teve início há um mês. Os professores receberam acompanhamento da equipe técnica da Unidade de Educação do SENAI Ceará e foram coordenados pelo representante da (ANEP) de Moçambique, Abílio Ruben Cossa.

Cossa estará presente na solenidade, ao lado do diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda. O evento contará ainda com uma palestra final sobre o tema " Primeiro degrau da 4ª Revolução Industrial". O palestrante será é o Magno Stédle, especialista técnico da FIEC nas áreas de Automação e Eletroeletrônica, onde trabalha padronizando as estratégias de ensino dos cursos técnicos ofertados pelo SENAI Ceará.

Saiba mais - O objetivo do convênio do SENAI Ceará com Moçambique é reforçar a educação profissional dos docentes, de modo a garantir qualidade e reconhecimento pelo mercado de trabalho em Moçambique. O SENAI Ceará foi escolhido pelo SENAI Nacional para conduzir a parceria internacional.

Durante um mês, aqui no estado, os formadores com maior desempenho nos cursos participaram de diversas atividades de capacitação nas escolas do SENAI Jacarecanga, Barra do Ceará e Maracanaú, assim como no Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica, que funciona dentro do Centro de Excelência em Inovação do Sistema FIEC,também em Maracanaú. Além disso, os professores conhecerem, ainda, as instalações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

Para Abílio Ruben Cossa, representante da (ANEP) de Moçambique, a visita ao Ceará trouxe grandes oportunidades de aprendizado e aperfeiçoamento. Paulo André Holanda, diretor regional do SENAI Ceará, diz que “o sucesso do projeto se dará se estivermos unidos, olho a olho. O Ceará é referência no Brasil, no ensino técnico e comportamental voltado para ética. Logo, o projeto abre portas para outras oportunidades, para troca de experiências e de cultura”, conclue Paulo André.

Sobre o projeto - O projeto de Capacitação Técnica para formadores/professores em Eletricidade e Mecânica foi celebrado entre o SENAI Nacional e a Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), em 17 de maio de 2017, e teve como executor o SENAI Ceará. Esse projeto estabeleceu dois objetivos principais: capacitação de até 16 formadores da área de Manutenção Industrial Mecânica e capacitação de até 16 formadores da área de Elétrica.

As atividades de capacitação tiveram início em 17 de julho de 2017, na cidade de Maputo, em Moçambique, e durante um período de aproximadamente seis meses, diversos instrutores do SENAI Ceará foram até a capital moçambicana para ministrar treinamentos em diversas áreas e temáticas, como desenhos técnicos no computador; operação de máquinas de usinagem; programação de máquinas e ferramentas com CNC;  utilização de equipamentos de teste de resistência; mecatrônica; soldagem; eletroeletrônica; manutenção de motores e sistemas elétricos e eletrônicos em máquinas industriais; instrumentação eletrônica.

O término das atividades, em Moçambique, ocorreu em 26 de janeiro deste ano e, a partir de então, os dez formadores indicados pela ANEP, que obtiveram um desempenho satisfatório, habilitaram-se a participar da 2ª fase do projeto, a ser finalizada com essa solenidade do dia 25 de maio.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA