[Biografia] Thomás Pompeu de Souza Brasil Netto

Segundo Presidente da FIEC e dos Conselhos Regionais do SESI-Ce e SENAI-Ce e Diretor Regional do SESI, no período de 1964 a 1967.
Vulto respeitável da atividade industrial Cearense pela tradição familiar e presença marcante em toda a vida associativa relacionada com a economia e a cultura locais.
Thomás Pompeu Filho e Dra. Noemi Coelho Pompeu, nasceu no Rio de Janeiro em 01 de janeiro de 1908 e faleceu em Fortaleza em 10 de setembro de 1985.
Foi casado em primeiras núpcias com a Sra. Bertha Leche Pompeu com quem teve os filhos: José Pompeu, Alba e Ângela. E do 2° casamento com a Sra. Santinha Alves Araújo, os filhos Marcos e Ricardo.
Foi o principal organizador e Presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem do Ceará até 1962 e Presidente da Associação Comercial de 1955/56.
Assumiu a presidência da FIEC da qual participaram desde sua fundação, exercendo-a de 1964 a 1967, quando assumiu a presidência da Confederação Nacional da Indústria em eleições sucessivas por mais de um decênio, imprimindo-lhe a marca da modernidade, fiel ao pensamento do seu fundador, Euvaldo Lodi, e a visão humanística do processo de industrialização do Brasil.
Construiu e fez funcionar em Fortaleza os Centros de Atividade Thomás Pompeu de Souza Brasil do SESI/Ce e o Centro de Formação Profissional de Tecnologia gráfica, Waldyr Diogo de Siqueira. No interior, construiu o Centro de Atividades do SESI/Ce no Crato.
Realizou notáveis empreendimentos na Direção Nacional do SESI e do SENAI quer no aspecto material, quer na integração do potencial de valores humanos do operário brasileiro em todas as formas de progresso transformado em realidade social.
Através de sua obra social classista podemos vislumbrar a grandeza intelectual e humanística deste homem que soube elevar o nome do Ceará em todas as missões que assumiu.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP