[Biografia] Fernando Cirino Gurgel

Sétimo Presidente da FIEC, dos Conselhos Regionais do SESI-Ce, do SENAI-Ce, Diretor Regional do SESI-Ce e do Instituto Euvaldo Lodi-IEL, no período de 1992 a 1999.

Fernando Cirino Gurgel nasceu em Fortaleza (CE) em 17 de maio de 1952. Formou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará em 1976. Faz cursos de extensão e atualização voltados para a área de sua atuação profissional. Descende de conceituada família cearense, filho do industrial e agropecuarista José Célio de Castro Gurgel e de D. Silene Maria Cirino Gurgel. É casado com a Sra. Tereza Liduína Porto Soares Gurgel e têm os filhos: Fernando, José Célio, Clarisse e Felipe.

Como empresário, foi Diretor e Sócio da tradicional Fundição Cearense de 1971 a 1977, é sócio da René Diesel Comércio de Auto-Peças Ltda., em Santo André/SP, é Diretor Presidente das empresas Metaneide Ltda. S.A, localizadas em Fortaleza e em Maracanaú, respectivamente, cuja produção atende aos mercados interno e externo e oferecem 260 empregos diretos.

Cedo iniciou compromissos com a vida associativa e Sindical patronal, tendo exercido as presidências do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará de 1980/84 e do Centro Industrial do Ceará-CIC no período de 1987 a 1989. Esta experiência alicerçou sua legítima liderança empresarial e de formador de idéias novas, arrojadas, com visão desassombrada e objetiva ante o futuro, o qual como previu, impôs em pouco tempo, mudanças radicais no trato da produtividade e da competição no mercado industrial brasileiro.

Conquistou a confiança e o reconhecimento de seu trabalho junto aos companheiros de Diretoria da FIEC, quando exerceu os cargos de Vice- Presidente em 1989/92 e de Presidente Titular, no período de 1992 a 1999. É membro do Conselho Estratégico da Entidade e seu representante no Conselho de Representantes da CNI. Foi eleito Diretor 1º Tesoureiro da CNI em igual período, com mandato até 2001.

Fernando Cirno Gurgel, de forma espontânea e agregadora, exerce sua liderança no seio dessas instituições de grau superior onde é ouvido e acatado em suas ponderações voltadas para o destino maior da indústria brasileira e das entidades que representam, fortalecendo-a.

Na qualidade de Presidente do SFIEC e de Diretor 1º Tesoureiro da Confederação Nacional da Indústria, exerceu destacados cargos, dentre eles:

- Diretor Regional do SESI-Ce, SENAI-Ce, IEL-Ce e Presidente dos Conselhos Regionais do SESI e do SENAI; Conselheiro da CNI junto ao MERCOSUL; membros dos Conselhos Nacionais do SESI, SENAI e do Instituto Euvaldo Lodi, do Conselho Temático Permanente da Política Econômica da CNI e da Comissão de Apoio Técnico e Administrativo do Conselho Nacional do SENAI.
- Foi membro efetivo do Conselho Deliberativo do SEBRAE/Ce, do Conselho Estadual do Meio Ambiente e do Fórum de Consultoria do FNE/BN.

- É Diretor Regional da Associação Brasileira de Federação-ABIFA.

Da gestão de Fernando Cirino Gurgel na presidência do Sistema FIEC, dentre outros méritos, sobressaem: a linha demarcadora que colocou a Instituição no centro das discussões em defesa do alavancamento dos setores produtivos e de parcerias com entidades congêneres visando a ampliação da Política de desenvolvimento industrial e econômico; o novo método de gestão de resultados, além de ter preparado os recursos humanos e a parte física e instrumental informatizada, construído o prédio anexo II da Casa da Indústria, que leva o seu nome, dotando os SESI/Ce, SENAI/Ce e IEL/Ce de condições para atenderem com eficiência e rapidez as demandas do vasto campo de usuários dos serviços que oferecem; o "Centro de Educação e Tecnologia Alexandre Figueira Rodrigues" do SENAI/Ce; o Clube da Parceria do SESI/Ce, no Distrito Industrial,]; e o Parque Botânico do Ceará, em Caucaia, em convênio FIEC/Petrobrás/SEMACE.

No livro "Avanço Solidário, o reflexo do espírito da parceria", que publicou em 1999, Fernando Cirino Gurgel faz a prestação de contas desse trabalho eficaz e renovador, dedicado com otimismo, coragem e esperança ao destino da Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

Integrou a Diretoria da CNI como 1º Tesoureiro no período de 1998 - 2002, sendo eleito vice-presidente da atual diretoria (2002-2006).

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP