[Agraciados] Troféu Cidadania

Francisco Deusmar de Queirós

Francisco Deusmar de Queirós nascido em Amontada - Ceará, em 27/05/1947, é casado com Maria Auricélia Alves de Queirós e têm quatro filhos.

Formação: Economista pela UFC em 1973. Cursos de Extensão Universitária:
    · Mercado de Capitais - Graduate Scholl Of Businnes Administration - New York / EUA.
    · Terceirização e Modernização de Negócios - University of Central Flórida - USA.

Professor e Coordenador do Curso de Economia da Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Período de 1974 a 1983.

Técnico Responsável pela implantação da área Operacional da Bolsa de Valores Regional - Fortaleza - Ceará.

Diretor Presidente do Grupo Pague Menos, composto pelas seguintes Empresas:
    · Empreendimentos Pague Menos S/A (Farmácia Pague Menos);
    · Pague Menos Gerenciadora de Serviços S/A;
    · Pague Menos Fidelização e Eventos Ltda;
    · Pague Menos Comércio e Importação Ltda;
    · PAX Corretora de Valores e Câmbio Ltda;
    · Renda Participações S/A;
    · Renda Corretora de Mercadoria Ltda;
    · Renda Florestal Ltda;
    · Rádio Pague Menos FM 95.5 - Rede Cidade;
    · Joongbo Química do Brasil Ltda;
    · PBMS do Brasil S/A - (Sistema e - Pharma).

Integra os Conselhos das entidades
    · Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias - ABRAFARMA - Presidente;
    · Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico - ABCFARMA;
    · Bolsa de Mercadorias do Ceará;
    · Bolsa de Valores Regional;
    · Câmara de Dirigentes de Fortaleza - CDL Fortaleza.

É participante do Fórum de Líderes da Gazeta Mercantil eleito em 1996 e reeleito em 97, 98, 99 e 2000.

O empresário Deusmar Queirós institui há dois anos a "Fundação Deusmar Queirós" com a proposta de difundir conhecimento em projetos sociais para setores muito carentes e pouco assistidos, visando ações construtivas, não assistencialista e auto sustentável, motivado pela responsabilidade social do empresário brasileiro como pessoa física, conforme assegura o Presidente da Fundação, Sr. Gerardo Lima Júnior. Celebrando parcerias saudáveis e fortes com universidades e entidades como o SEBRAE/CDL/EMBRAPA/Instituto Paulo Freire, desenvolve projetos de sucesso sendo os principais: "Moringa, a Semente da Vida", "Semeando para Educar", "Estação Ecológica de Pacoti", "Núcleo de ressocialização de Ex - presidiários", "Voluntariado", "Educação pela Internet", "Multi - Sopa" e "Empréstimo de material ortopédico". Iniciando a caminhada empresarial, em 1981 inaugurou com moderno conceito de varejo a primeira farmácia do grupo Pague Menos. Convencido de que o segredo do sucesso é saber interpretar o sentimento das pessoas com ética e responsabilidade social, o empresário Deusmar Queirós é hoje no Ceará sinônimo de sucesso e inovação diversificada tendo sempre como paradigma servir com satisfação, acreditando no que faz em favor de uma sociedade mais solidária e menos injusta, que ofereça aos cidadãos chances de realização pessoal e profissional.

É por todas essas qualidades, digno da admiração e do reconhecimento conferidos pelo "Troféu Cidadania 2001" com que a Diretoria da FIEC o agracia neste ato memorável.

DISCURSO

Minhas Senhoras, Meus Senhores,

Há 20 anos nascia em Fortaleza, nossa bela capital, uma Empresa que já nascia com um sonho: Ser grande. Também nascia com uma idéia muito firme no que diz respeito à sua  atuação: Conveniência, Inovação e Cidadania.

Conveniência traduzida em lojas 24 horas, Entrega em domicílio dia e noite, Recepção de Anúncios Classificados, Assistência Farmacêutica, Manipulação de Fórmulas, Parcerias com Planos de Saúde, Cartão de Crédito Marca Própria, Venda de  Presentes, Filmes, Alimentos, Utensílios Domésticos e outras conveniências que o público Pague Menos incorporou como conquista do consumidor.

Inovação que pode ser expressa como Venda de Vale Transporte, Venda de Ingressos para Eventos, Recebimentos de contas de Água, Luz, Telefone, Impostos, Clubes, Colégios, Condomínios, Planos de Saúde outros recebíveis que representam comodidade à disposição da comunidade, além da Revelação de Filmes fotográficos em até 1 hora.

Cidadania que, com trabalho e perseverança se corporificam com o envolvimento em grandes campanhas, como a da transposição das águas do São Francisco que a cada dia nos mostra sua atualidade, Campanhas Anti-Drogas, Manutenção de um município na Alfabetização Solidária(General Sampaio), Patrocínio de Atletas/Times, parcerias com Órgãos Públicos e Entidades Médicas, Doação Permanente de Ambulâncias e Cadeiras de Rodas, Integração de surdos-mudos, promoção do Encontro de  Mulheres Clientes Pague Menos que cresceu de tal  maneira que deixou de pertencer à Pague Menos para se incorporar definitivamente no calendário de eventos de  Fortaleza.

Com as Graças de Deus, esta Empresa que nascia há 20 anos, cumpriu com muita galhardia as metas a que se propôs e finalmente erigiu  mais uma Vertente de Cidadania e que já nos dá tão bons frutos: A Fundação Deusmar Queirós.

Neste 20 de Dezembro, é extremamente honroso para um empresário do comércio estar na Veneranda  Casa da Indústria, palco de memoráveis acontecimentos econômicos e sociais da nossa história, para receber o “Troféu Cidadania 2001”, concedido por esta augusta Casa, por decisão de sua Diretoria.

É honroso e ao mesmo tempo cria uma responsabilidade ainda maior para quem é agraciado, porque sabemos do belo trabalho social que esta casa também executa, função do caráter dos que aqui fazem política empresarial.

Como pudemos ver pelas imagens que nos foram mostradas do trabalho da Fundação, singelas em seu apanhado, vigorosas na sua mensagem, estimulante nos seus resultados, A Fundação Deusmar Queirós, a partir de Farmácias Pague Menos, tem gerado para todos os que dela participam uma inigualável sensação de bem estar, pelo poder de fazer, de acontecer, em situações de muita carência, mas sem fazer assistencialismo e sim trabalhando numa  vertente de inclusão pela descoberta, juntos,  de novos caminhos para os menos aquinhoados pela vida.

Muitas vezes, estas atitudes geram inquietação em pessoas que não ouso dizer pobres de espírito, mas certamente não pensam como o Poeta, grandioso em seu alardear, “Tudo vale a Pena, se a Alma não é Pequena”.

Nos escaninhos da memória eu me vejo menino pobre, chegado do município de São Bento da Amontada, morando no Bairro do Antônio Bezerra e já naquela época vendendo rapadura, manga, laranja e outras mercadorias, ou seja,  exercitando o dom de comerciante, mas convivendo com a angústia da baixa renda e presenciando, com a minha curiosidade infantil exemplos de solidariedade humana, respeito pelo próximo e pelos mais velhos, valores que parecem hoje tão escassos.

Paradoxalmente, estudei nos Colégios Sete de Setembro e Marista Cearense, onde estudavam garotos mais afortunados em matéria de renda pessoal e busco descobrir porque naquele tempo existia mais solidariedade, mais conversa entre as pessoas, mais cadeiras nas calçadas e isso era uma coisa tão boa que nos impedia de assistir como se vê hoje na televisão, o concurso da “Bunda mais Bonita” vulgarizando a um só tempo os concursos, as derrieres  e levando para dentro dos lares espetáculos tão pobres em arte, reproduzindo uma Sociedade sem valores que nenhum de nós aqui presentes, quer avalizar, tenho certeza.

 

No meu estamento lojista, eu me emocionei e identifiquei-me, quando um dos premiados com o título de Lojista do Ano, em seu discurso de agradecimento disse que tinha sido pedinte ao chegar de uma seca, vindo retirante do Interior e se tornar amplamente vencedor. Também é figurativo saber que outro lojista do ano enfatizou que seu Pai aceitava o emprego de Guarda Noturno com o objetivo da família ter um local para morar. É outro gigante vencedor por seus próprios méritos.

Isto mostra a força do querer fazer num país que permite essa mobilidade social aos seus filhos. Um país pluralista, multirracial com uma unidade lingüística que nos enriquece e nos une.

Cabe perguntar então, onde está este  País das oportunidades, que permite essa ascensão social, é solidário e faz a gente pensar mais bonito, se não se pode abrir o jornal, ligar a TV ou o rádio que não seja para um desfiar de catástrofes e más notícias e presságios.

Nós, da Fundação Deusmar Queirós/Pague Menos, entretanto, preferimos singrar por mares diferentes e sempre acreditamos num Brasil de Boas Notícias. Nós preferimos propagar, por exemplo, que  o PIB Cearense é duas vezes superior ao do Paraguai. Nós preferimos nos ufanar de uma jovem de 17 anos de idade com corpo de 14 e jeito de fada, com sua leveza de corpo e alma,  que com adversidades de toda ordem consegue nos alegrar o peito, nos enternecer com sua atrevida meninice e suas medalhas de ouro, prata e bronze, ganhas em território Europeu contra as grandes favoritas da ginástica.  Sim, nós preferimos vibrar com Daniele Hipólito que faz com o Coração e certamente por isso faz bem melhor.

No elenco funcional da  Pague Menos existe uma atleta também de 17 anos, a Marcelle Pinheiro, que é vice-campeã Norte e Nordeste de Judô, que com nossa ajuda e apoio deve se tornar a próxima campeã, numa escalada para o título brasileiro.

Há 10 anos patrocinamos um atleta veterano chamado Luciano Andrade, de 60 anos de idade que na última São Silvestre foi o 2° colocado no Brasil na sua faixa etária. É importante ressaltar que esse atleta, com essa idade, chegou na última São Silvestre a apenas poucos minutos do tempo do queniano  Paul Tergat,  o super campeão da Prova.

Nós preferimos sentir orgulho ao saber que determinada rede de televisão abriu um concurso para o aluno “nota dez” e se inscreveram 6.000(seis mil), o número é esse mesmo, seis mil, jovens de 12 a 14 anos com média 10(dez) em todas as matérias. Isso contando somente  os que se inscreveram porque certamente existem aqueles que não quiseram fazer parte do concurso.

Meus Senhores, qualquer Empresário que não busque o lucro não deve empresariar pois este é o seu combustível. Mas, o Empresário que não retribui à sua comunidade o que Ela lhe deu: Reconhecimento, pujança, expansão, promovendo ações de cidadania responsável não merece o nome Empresário.

Rogo sempre a Deus por suas graças que são muitas. Rogo sobretudo para que eu possa continuar sendo útil como Empresário e cidadão, como líder e como chefe de família e sobretudo como capitão de uma equipe que possui denodo, competência, charme e prazer cívico no que faz.

Viver é a arte de realizar sonhos.

Feliz Natal e Boas Festas com saúde, paz e prosperidade.

Que Deus nos abençoe.

Deusmar Queirós
20/12/2001

* Transcrito do original

RESOLUÇÃO

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO CEARÁ - FIEC

Resolução N.º 013/2001

     A DIRETORIA da FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO CEARÁ - FIEC, no uso das suas atribuições estatutárias,

     CONSIDERANDO os poderes conferidos pela Resolução nº 012/2000, de 28 de agosto de 2000, que determina outorgar-se, anualmente, o TROFÉU CIDADANIA, instituído pela FIEC para reconhecimento de entidades ou pessoas físicas que tenham se destacado na defesa e exercício solidário da cidadania,

     R E S O L V E:

     CONCEDER o referido Troféu, edição 2001, ao Senhor FRANCISCO DEUSMAR DE QUEIRÓS, eminente empresário cearense que, na prática de suas atividades empresariais, vem desenvolvendo extraordinário trabalho de parceria com a sociedade, como lídimo agente da responsabilidade social.

     Determinar que a comenda seja entregue por ocasião dos trabalhos de encerramento das atividades da Federação, no corrente ano.

Sala das Reuniões da Diretoria da FIEC

Fortaleza, 3 de dezembro de 2001

Jorge Parente Frota Júnior
Presidente

Humberto Fontenele
1º Vice-Presidente

Cláudio Sidrim Targino
Diretor 1º Secretário

Aluísio da Silva Ramalho
Diretor 1º Tesoureiro

Luciano César C.Montenegro
Diretor Administrativo Adjunto

Álvaro de Castro C. Neto
Diretor Financeiro Adjunto

GALERIA DE FOTOS

Galeria de Fotos

 

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP