telefone(85) 4009.6300

Colaboradores do Sistema FIEC visitam Museu da Indústria

20/09/2016 - 10h09

Sair da rotina do trabalho e mergulhar na história do Ceará e da indústria. Quarenta e cinco colaboradores do Sistema FIEC participaram de um momento assim, na última sexta-feira (16/09), durante visita ao Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI/CE). Os colaboradores reuniram-se na Casa da Indústria e foram ao museu em ônibus gratuito disponibilizado pelo equipamento.

A visita fez parte do programa Dia no Museu, que tem o intuito de levar trabalhadores a conhecer um pouco mais a história do segmento, em um momento de diversão, cultura e conhecimento. Participaram da visita colaboradores das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), SESI/CE, Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) e áreas corporativas do Sistema FIEC.

Haérlia Oliveira, assistente administrava da Gerência de Licitações, respondia as perguntas da mediadora na ponta da língua. “Gosto muito de ler, de saber da história, de visitar museus. Não conhecia ainda mas o que mais me chamou atenção foi essa união da tecnologia com a memória. Também achei interessante as fotos dos jornais antigos, com as manchetes que mostram detalhes da indústria gráfica. Foi uma oportunidade muito importante poder conhecer”.

O gerente do Museu da Indústria, Luis Carlos Sabadia, recebeu os visitantes explicando o funcionamento do equipamento e as linhas de atuação, além de detalhes do prédio que abriga o museu e da exposição de longa duração “História da Industrialização do Ceará”. “A exposição traz a memória da indústria, em todas as nuances, do industrial ao trabalhador. É como uma estrada principal e qualquer esquina leva a muitas outras histórias da indústria”. O museu também abriga, temporariamente, a exposição "Trilhos", da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans).

O prédio que abriga o museu foi construído em 1871, e totalmente restaurado. Por ele, é possível perceber as relações do edifício com a história e crescimento urbano de Fortaleza. Imperioso desde sua construção, o edifício foi erguido no final do século XIX, ainda durante o governo de Dom Pedro II e já foi sede do Grande Hotel do Norte, Correios e ainda sede da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda, empresa inglesa de energia que controlava a distribuição de energia elétrica e iluminação pública e ainda controlava o serviço de bondes a tração elétrica de Fortaleza. Também abrigou a primeira sorveteria de Fortaleza.

O assistente administrativo da Gerência de Logística da FIEC, Neivaldo Araújo, estava orgulhoso. Ele participou da reforma do prédio do museu e sonhava em vê-lo pronto, funcionando. “Sempre que tenho oportunidade visito o museu. Pra mim, é realização de um sonho. Trabalhamos na época da reforma e sonhávamos em ver tudo pronto, tudo funcionando. É a primeira vez que venho em grupo. Quando ouvi falar da oportunidade, a primeira ideia que eu tive foi essa, de poder contemplar o que a gente sonhava tanto, que era ver o prédio funcionando, servindo mesmo pra comunidade e pra indústria. Estou muito realizado e feliz estando aqui”, conta.

Serviço:
As indústrias interessadas em levar colaboradores ao Museu da Indústria no âmbito do programa Dia no Museu, devem entrar em contato com o equipamento pelo tel (85) 3201.3901 ou museudaindustria@sfiec.org.br.

     

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright