telefone(85) 4009.6300

SENAI e CSP promovem parceria para qualificar trabalhadores

18/07/2016 - 12h07

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI-CE) firmou parceria com a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) para qualificar trabalhadores que participaram da construção do empreendimento. Nesta primeira turma, 24 alunos foram matriculados para a capacitação em Mecânica de Máquinas Industriais, por meio do Programa Janela de Oportunidades (PJO). As aulas, que tiveram início em 20 de junho e serão encerradas no dia 12 de agosto, estão sendo realizadas na sede do SENAI em Maracanaú, das 18h às 22h, totalizando 160 h/aula.

O curso objetiva preparar o trabalhador para executar com excelência processos de mecânica de manutenção de máquinas industriais, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança, além do meio ambiente. Esta formação específica foi priorizada tendo em vista o Diagnóstico de Demandas por Educação, realizado pelo Sistema FIEC, em parceria com Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp).

A função de Mecânico de Manutenção Industrial é um dos cargos de maior procura de contratação na região pelas empresas contratadas da CSP, tendo em vista a mudança do perfil de construção e implantação para operação.

PJO

O Programa Janela de Oportunidade (PJO) é uma iniciativa de recolocação dos profissionais desmobilizados das obras da CSP, realizada em parceria com a PEC, empresa responsável pela construção da siderúrgica e empresas que estão chegando para fazer parte da cadeia CSP. São parceiros o SENAI, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-CE) e o SINE/IDT.

O PJO aborda a reintegração de profissionais ao mercado em quatro frentes; da orientação profissional, passando por novas oportunidades, qualificação e educação financeira e empreendedorismo. Cabe ao SENAI a capacitação de profissionais em outras atividades na cadeia produtiva para ampliação de empregabilidade.

Além de tratar da recolocação profissional através dessas frentes, o PJO oportuniza a sintonia entre a curva de desmobilização da obra, decorrente de sua conclusão, e a ascensão das oportunidades e vagas na cadeia que se desenvolve para a fase de operação da CSP – como novos fornecedores ou empresas que tratam e revendem derivados da produção do aço.


Resultados do PJO, desde outubro de 2015, até 11 de julho:

2.913 vagas disponibilizadas por empresas sensibilizadas
621 trabalhadores desmobilizados admitidos nas contratadas CSP
1.097 trabalhadores desmobilizados admitidos na região
1.390 trabalhadores encaminhados para rodada de oportunidades
3.074 trabalhadores participantes nas oficinas de orientação profissional

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright