telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará e Furukawa inauguram laboratório de capacitação profissional em redes de fibra óptica, no próximo dia 03/04

02/04/2024 - 16h03

O SENAI Ceará e a Furukawa Electric LatAm irão inaugurar, no próximo dia 03/04, o primeiro laboratório de formação prática em telecomunicações da multinacional do setor de infraestrutura de rede. O equipamento terá como foco a capacitação de profissionais em projetos, instalação, manutenção e medição em redes de fibra óptica.

Na primeira fase, serão ministrados três cursos: Práticas em Redes Externas; Medições em Redes Ópticas; e Emendas Ópticas. A expectativa é que ocorra, no mínimo, uma turma com até 20 alunos de cada um dos treinamentos, a cada seis meses, com a capacitação de 120 profissionais por ano.

“Este laboratório permite a combinação de conhecimentos e recursos de ambas as organizações, resultando em um programa mais abrangente e de maior qualidade. Além disso, essa colaboração pode ampliar o alcance do treinamento, atingindo um público maior e formando muito mais profissionais qualificados para o mercado”, afirma Fernanda Camargo de Oliveira, da área de Treinamento da Furukawa Electric LatAm.

De acordo com o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, a parceria para a instalação do laboratório é um grande passo para a formação de mão de obra qualificada no setor: “Agradeço ao Presidente do Sindmest-CE, Juarez Holanda, que, juntamente com Pedro Alfredo (ex-presidente do Sindicato e atual Conselheiro Fiscal da FIEC), trouxeram a Furukawa para o SENAI Ceará. É uma parceria extremamente importante para o setor de Tecnologia da Informação, com laboratórios de primeiro mundo. Isso vai, com certeza, agregar muito ao nosso portfólio de cursos e gerar grandes entregas para a sociedade, já que Fortaleza é o segundo maior hub de cabos submarinos de fibra óptica do mundo”.

O Ceará é um grande pólo em desenvolvimento no segmento de TI/Telecom. Considerando a sua posição geográfica, Fortaleza é a cidade da América Latina que concentra todos os cabos submarinos que partem (ou chegam) para a América do Norte e da Europa. Isto significa que o potencial de transmissão e roteamento de dados, na capital, chega a ser maior do que o de São Paulo, por exemplo.

Desde a criação do projeto Cinturão Digital com fibra óptica, iniciado em 2007, a demanda por profissionais é elevada. Atualmente, o programa do governo do Estado possui 5800 km de rede própria, com o objetivo de chegar a 7000 km e interligar os 184 municípios cearenses.

Serviço
Inauguração do Laboratório Furukawa / SENAI Ceará
Data: Dia 03/04 (quarta-feira), às 14h30
Local: SENAI Centro - R. Padre Ibiapina, 1280 - Jacarecanga, Fortaleza (CE)

Sobre a Furukawa

A Furukawa Electric Latam é uma indústria de soluções de infraestrutura de comunicação com Matriz em Curitiba (PR) e outras plantas – Sorocaba (SP) e Santa Rita do Sapucaí (MG) -, além de fábricas de cabos ópticos em Berazategui (Argentina), Palmira (Colômbia) e Mexicali (México).

Com um abrangente portfólio de soluções de infraestrutura de comunicação, atende a diversos mercados como data centers, indústrias, escritórios, operadoras e serviços, entre outros, em todos os níveis de aplicações.

Sua marca Furukawa Solutions é fruto da união de diversos centros de desenvolvimento, produção e suporte distribuídos por todo o mundo, contando com a solidez do grupo Furukawa Electric, que atua há mais de 135 anos de forma Global, ofertando soluções de classe mundial com suporte e serviços locais. Com um forte compromisso com a sociedade, fornece Infraestrutura para a vida.

Sobre o SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Ceará, instituição ligada à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), estimula, há 80 anos, a inovação industrial, por meio da educação, da consultoria, da pesquisa aplicada e de serviços técnicos e tecnológicos que são decisivos para a competitividade das empresas do estado e do Brasil.

O SENAI é um dos cincos maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, reconhecido como modelo pela qualidade dos serviços que promove e pela aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, capacitando profissionais em cursos presenciais e à distância, formando trabalhadores aptos a contribuir para o desenvolvimento da indústria.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright