telefone(85) 4009.6300

Museu da Indústria oferta peça teatral sobre história do desenvolvimento econômico cearense

19/07/2017 - 14h07

Mais de três séculos de desenvolvimento econômico cearense contados de forma lúdica em uma peça de teatro: do período colonial, passando pelo Império e República, aos dias atuais. A partir deste mês de julho, o Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), passa a ofertar a peça “Do Siará ao Ceará – Uma expedição poética” a escolas de Fortaleza, para estudantes a partir do oitavo ano do ensino fundamental e ensino médio.

A peça mostra a história do desenvolvimento econômico cearense desde o período colonial, com a pecuária, aos desafios dos dias atuais. “A ideia é mostrar, em cada período na nossa história, como as pessoas encontraram soluções para os seus desafios e problemas de modo criativo, criando novas formas de viver, novos produtos, novas indústrias”, explica o gestor do Museu da Indústria, Luis Carlos Sabadia.

A peça teatral é um complemento pedagógico à exposição de longa duração “História da Industrialização do Ceará”, instalada no Museu da Indústria. “O espetáculo complementa a nossa exposição, mostrando quem são as pessoas por trás das máquinas expostas, o porquê das máquinas surgirem, em qual momento surgiram, com qual objetivo. Temos o objetivo de humanizar, mostrar e explicar como é formada a cadeia produtiva, de empresários, trabalhadores, pessoas comuns que fizeram e fazem parte da história, como nós”, detalha a coordenadora pedagógica do Museu da Indústria, Patrícia Xavier.

Para os estudantes, o ganho é um maior aprendizado das vivências das pessoas que atuaram diretamente para o desenvolvimento econômico do estado, como os homens encontraram soluções para os problemas de sua época criando novas máquinas, buscando novos negócios, pensando em novos produtos, inovando.

“Do Siará ao Ceará – Uma expedição poética”
Elenco
George Alexandrez
Juliana Veras
Natália Falcão
Wellington Fonseca

Ficha técnica
Composição musical: Juliana Veras e Wellington Fonseca
Figurinos: Dami Cruz
Cenotécnico: Victor Cordeiro
Direção musical: Juliana Veras
Texto, cenário e direção: Joca Andrade
Produção: Garis

As escolas interessadas em contratar a peça teatral “Do Siará ao Ceará – Uma expedição poética” devem procurar o Museu da Indústria. Contatos: (85) 3201.3901 / museu.educativo@sfiec.org.br.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright