COED conhece Nova EJA do SESI e projetos de responsabilidade social do SENAI

07/06/2017 - 15h06

O Conselho Temático de Educação (COED) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou hoje (7/6), na Casa da Indústria, reunião mensal com participação do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), Paulo André Holanda; gerente de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), Sônia Parente; e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), Ricardo Sabadia; além de outros membros do conselho.

Durante a reunião, Sônia Parente apresentou a estrutura e funcionamento da Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI/CE. Em Fortaleza, 153 matrículas já foram realizadas nas turmas piloto. A nova metodologia consiste em receber os alunos nos polos do SESI capacitados para a modalidade (Juazeiro do Norte, Fortaleza - Parangaba, Sobral e nas indústrias Vulcabrás e Companhia Siderúrgica do Pecém). Em seguida, passam pela Metodologia de Reconhecimento de Saberes, que identifica o que os alunos sabem, valida e certifica esse conhecimento e complementa a formação com competências que faltam. O próximo passo é encaminhar o aluno para o Ensino Médio presencial ou a distância. Sônia apresentou ainda detalhes da estrutura das escolas, das plataformas utilizadas por alunos e professores, da estruturação das aulas e a forma de divulgação do serviço.

Sobre o SENAI/CE, os membros do COED conheceram as ações de responsabilidade social, entre elas o Projeto Abrigar, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS); o Projeto de Egressos, em conjunto com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus); os Bancos Sociais, com o Conselho Temático de Responsabilidade Social (CORES); Educar para Valores, na Nova Acrópole; Minha Casa Minha Vida e ACESSUAS, parceria entre Governo do Estado e Caixa Econômica.

Sistema FIEC - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024