telefone(85) 4009.6300

Primeiro dia do Inova Ceará discute a temática da Indústria 4.0

24/04/2017 - 17h04

 A forma não convencional com que se apresentava o evento na Casa da Indústria, com arena circular no centro e cadeiras ao redor, já sugeria o tema que seria discutido: inovação. O Inova Ceará começou nesta segunda-feira (24/4), trazendo palestras, mostras de startups e pitchs de projetos do SENAI. Nomes importantes da indústria nacional abordaram a inovação na indústria como essencial para o seu desenvolvimento. Foi o caso da palestra sobre Indústria 4.0, ministrada pelo diretor Regional do SENAI de Santa Catarina, Jefferson Oliveira.

Ele fez cronologia histórica, mostrando esta nova fase da era industrial como uma quarta revolução tecnológica. Abordou ainda a automatização de profissões no contexto atual e a rapidez exigida nas diversas áreas de trabalho que surgem com o desenvolvimento da tecnologia. “Empreender neste mundo agora é rápido, porque existem diversas aplicações. A tecnologia está ficando muito mais rápida que a nossa capacidade de trabalho”, enfatizou.

Durante a manhã, quatro startups tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, sempre ligados de alguma forma ao ambiente online. O primeiro deles foi a Enbox, representada pelo engenheiro eletricista Leandro Nunes. A empresa é uma plataforma eletrônica que trabalha com o mercado livre de energia, conectando indústria a produtores.

Apresentaram trabalhos ainda no primeiro dia, Eduardo Carvalho (Lotebox Logística - MG); Leandro Nunes (Enbox Energia - SP); Manfred Haut (MRT Tecnologia - CE); Márcio Mariano (Forsse Integradora Soluções - MG); Rafael Menezes (Virturian Eletrometalmecânica - MG); Rômulo Férrer (Vent Automação Residencial - CE); Paulo Ribeiro (Comercity Rede de Empresas - CE); Luiz Eduardo Tavares (Táquion Healtcare - CE); e Rodrigo Tavares (QNQ Neoindústria Química - CE). Também no período da tarde, José Rizzo, da Pollux Automation - SC, proferiu palestra sobre Internet das Coisas.


Como parte da programação, foram apresentados, intercalados com as amostras das startups, pitchs de projetos desenvolvidos por equipes de alunos das unidades do SENAI no Ceará. Ao todo, 19 projetos serão mostrados ao público pelos próprios estudantes. Para esta terça-feira a programação tem continuidade com os projetos de alunos do SENAI, o lançamento da Bússola da Inovação, e a apresentação das agendas estratégicas de Sustentabilidade; de Empreendedorismo; e de PD&I. Haverá ainda a  palestra Construindo Ambientes de Negócios Inovadores e Sustentáveis, proferida por Ana Calçado; Exposição Inova SENAI e a solenidade de premiação das equipes do SENAI.

   

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright