telefone(85) 4009.6300

Alunos do SENAI resolvem desafios para Grendene do Crato

24/03/2017 - 16h03

Soluções inovadoras para evitar vazamentos nos equipamentos de injeção plástica, melhoria de layout e fluxo de processo da fábrica e redução de desperdício de material no processo de costura. Cem alunos do SENAI Juazeiro do Norte, divididos em equipes, propuseram ideias em formato de projetos para necessidades da empresa do setor calçadista da empresa Grendene localizada no município do Crato na Região do Cariri cearense. Eles participaram do Grand Prix de Inovação na Unidade, nessa semana, de 20 a 23 de março.

Os desafios propostos foram área de mecânica, visando Alguns funcionários da Grendene participaram das bancas avaliadoras das ideias organizadas em projetos com reuniões para amadurecer as ideias, formatação de modelos de negócios e apresentações para "vender" o projeto aos interessados.

Mais de 30 equipes com quaro alunos cada se inscreveram para concorrer ao GP no SENAI Juazeiro do Norte. Foram escolhidos o primeiro e segundo lugares. O Grand Prix de Inovação teve início no SENAI Juazeiro do Norte no dia 20/03, quando aconteceu uma abertura oficial no auditório da unidade, com a presença de representantes da Grendene do Crato, dos professores orientadores, supervisores educacionais como o interlocutor Lourival Junior  e o gerente da unidade, Mauricio Barreira.Nos dias seguintes, foram feitas pesquisas sobre registro de patentes e direitos de propriedade industrial nos laboratórios da unidade.

Segundo o gerente da unidade, Maurício Barreira, a experiencia foi eletrizante e muitos alunos correram contra o tempo para a desenvolver todos os projetos com soluções inovadoras e modelos de negócios e apresentações para defender as ideias pensadas para os gestores das empresas. "Alguns alunos nos surpreenderam em diversos aspectos, desde compromisso, participação ativa, trabalho em equipe, responsabilidade, e principalmente criatividade em desenvolver ideias", pontuou Barreira.

Sobre o Grand Prix

O Grand Prix de Inovação está sendo realizado até o dia 7 de abril, nas unidades do SENAI Jacarecanga, Parangaba, Mucuripe, Barra do Ceará, Horizonte, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral, nos períodos manhã e tarde - veja o cronograma completo abaixo.

O Grand Prix é um desafio colaborativo, conectando diversas iniciativas de inovação que compõem a formação do profissional, incentivando a criatividade e o empreendedorismo.

O objetivo é solucionar os desafios de demandas produtivas e reais da indústria, que são a base para geração de soluções inovadoras, com a possibilidade de realização de futuros projetos de pesquisa aplicada. A ação busca também se alinhar a um novo perfil profissional demandado pela indústria, que busca profissionais criativos, pró-ativos e com alta capacidade de resolução de problemas. A disputa é preparatória e pode estimular a participação de estudantes no Projetos Integradores, Inova SENAI e Olimpíada do Conhecimento.

As análises dos projetos desenvolvidos pelos alunos participantes serão feitas pelos especialistas técnicos de suas respectivas áreas. O evento também conta com a participação das empresas convidadas para conhecerem os novos projetos. O Gran Prix faz parte do cronograma anual de projetos desenvolvidos pelas unidades do SENAI Ceará, proposto pelo Departamento Nacional, com o intuito de incentivar o espírito inovador dos alunos, com a contribuição dos docentes que acompanham as atividades como orientadores.

Confira as próximas datas do Grand Prix nas unidades do SENAI Ceará:
- SENAI Mucuripe e Horizonte - de 21 a 24 de março
- SENAI Barra do Ceará - dias 23 e 24 de março
- SENAI Parangaba - dias 29 e 30 de março
- SENAI Maracanaú - de 6 a 7 de abril

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright