telefone(85) 4009.6300

Programa Sistema FIEC de Sustentabilidade comemora Dia Mundial da Água com palestras nas unidades

22/03/2017 - 12h03

Em comemoração pela semana do Dia Mundial da Água, o Programa Sistema FIEC de Sustentabilidade promoveu, com apoio da CAGECE, a palestra "Todos pela Água" no SENAI Jacarecanga (20/03), SESI e SENAI Parangaba (21/03) e na Casa da Indústria (hoje, 22/03).

Os técnicos da CAGECE Luana Santiago, Jackeline Abreu, Lima Neto e Raquel Guimarães conversaram nas unidades sobre temas como importância da água e sua utilidade, educação ambiental, volume de água no Ceará, crise hídrica, dicas para economizar água e resultado dos investimentos.

No SESI e SENAI Parangaba (foto ao lado), colaboradores e alunos participaram da palestra e receberam folders informativos e botons. Na ocasião, também foi realizado um desafio de perguntas e respostas com entrega de brindes. Já na Casa da Indústria, o gerente do Núcleo de Meio Ambiente da FIEC (NUMA), Renato Aragão, abriu o evento falando da importância da data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992.

SECA X CHUVA - A palestra na Casa da Indústria foi conduzida pela profissional de educação ambiental da Cagece, Raquel Guimarães. Em sua fala, ela apresentou dados que alertam para o desperdício de água no Estado e a importância do uso consciente. “A chuva neste período ainda não nos deixou em uma situação confortável. Nos últimos cinco anos, não choveu o que se esperava e o armazenamento dos reservatórios não têm sido o bastante para a utilização”, enfatiza.

Elementos que comprovam tal preocupação mostram que o Ceará vivencia o sexto ano de seca no Estado e que a quadra invernosa está abaixo da média esperada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em 45,2%. A água que chega nas casas da capital cearense vem de açudes como o Castanhão e Orós, e percorre mais de 200 quilômetros para chegar na capital cearense.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o consumo de água nos últimos anos cresceu duas vezes mais que a população. De acordo com a ONU, uma pessoa necessita de cerca de 110 litros de água/dia para atender suas necessidades básicas de consumo e higiene. No Ceará, o consumo por pessoa é de 129,8 litros, conforme o último Diagnóstico de Serviços de Água e Esgotos, referente a 2014. O desperdício de água chega a 20 litros por dia, portanto, no estado..

Raquel elencou dicas para a economia de água. Algumas delas são:

- Usar um copo de 500 ml para escovar os dentes;
- Tomar banhos de média 15 minutos;
- Ensaboar as louças e só depois abrir a torneira para lavá-las;
- Usar baldes para lavar carros;
- Regar plantas no período da manhã para evitar a evaporação rápida da água;
- Lavar calçadas com água reaproveitada do uso de máquinas de lavar, por exemplo;
- Utilizar nas descargas dos sanitários a válvula dual flex que libera 3 litros de água para resíduos líquidos e 6 litros de água para resíduos sólidos.

A profissional também apresentou o App Cagece Mobile, que pode ser baixado pelo celular. Com ele é possível registar vazamentos na rua e fraudes de maneira prática e mais rápida que o atendimento por telefone. Como uma das maneiras de combate ao desperdício de água, a Cagece implantou a taxa de contingência cobrada na conta de água durante o período de seca. A ideia é que o consumo de água seja reduzido em 20%.

Outras ações implantadas pela CAGECE são blitz educativas nas escolas e ruas, palestras, perfuração de 42 poços no Pecém, lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água do Gavião e a captação pressurizada de água no açude Gavião. Raquel Guimarães finalizou a palestra chamando a atenção dos consumidores e cidadãos para a consciência do uso de água. "Afinal, é combatendo o desperdício que teremos como usufruir desse bem", disse.

Sobre o Programa FIEC de Sustentabilidade
O Programa Sistema FIEC de Sustentabilidade foi iniciado como piloto na Casa da Indústria em maio de 2016 e tem gerência do Núcleo de Meio Ambiente da FIEC (Numa) e apoio do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Domésticos e Industriais do Ceará (Sindiverde), responsável pela implantação da Ilha Ecológica no prédio, carro-chefe do Programa.

De acordo com o comitê gestor do Programa, gerido pelo Núcleo de Meio Ambiente da FIEC (NUMA - foto) e apoiado pela Unidade de Segurança e Saúde para a Indústria (UNISSIN/SESI) e Gerências de Recursos Humanos e de Comunicações (GERHU e GECOM), o cronograma de 2017 do Programa prevê uma série de ações que fortalecem a conscientização no tocante à economia de água, energia e coleta de resíduos sólidos, envolvendo oficinas, campanhas educativas e outras iniciativas para colaboradores e alunos das unidades do Sistema FIEC e Casa da Indústria.

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright