telefone(85) 4009.6300

Presidente da FIEC participa na Holanda do Brazil Network Day

21/03/2017 - 14h03

O presidente da FIEC, Beto Studart, participou nesta terça-feira (21/3) do 12º Brazil Network Day, ocorrido em Haia, na Holanda. O evento faz parte da visita da missão oficial cearense aquele país, liderada pelo governador Camilo Santana. Na ocasião, a coordenadora de Comércio Exterior do Centro Internacional de Negócios da FIEC,  Veridiana Soarez, fez uma apresentação do projeto Rotas Estratégicas, desenvolvido pela FIEC. Ainda hoje, o presidente Beto Studart, acompanhado do governador Camilo Santana, foi recebido pela embaixadora do Brasil na Holanda, Regina Dunlop.

                                                                                                                                                             

O Brazil Network Day foi aberto pela embaixadora do Brasil nos Países Baixos, Regina Dunlop, e contou com apresentações do governador Camilo Santana, que falou sobre “As razões para investir no Ceará”; e do secretário do Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro, que abordou as vantagens estratégicas do Estado na palestra "Fazendo Negócios com o Ceará".

O 12º Brazil Network Day é uma iniciativa da Embaixada do Brasil, com apoio do município de Haia, que promove o intercâmbio de informações e a criação de redes de negócios e oportunidades de investimentos entre o Brasil e a Holanda. A cada edição, um estado brasileiro, tema ou área específica são o foco da rodada de negócios. Este ano, o Ceará foi o escolhido. Haia é a terceira maior cidade da Holanda, com 100 km² de extensão e uma população de 521 mil habitantes. Além de ser a sede do governo holandês, Haia acolhe também cerca de 150 organizações internacionais e muitas empresas multinacionais.

Entre seus principais clusters empresariais estão energia, engenharia, tecnologia da informação, fornecedores e operadores de telecomunicações, segurança e proteção. Haia também abriga um grande grupo de prestadores de serviços profissionais, desde fundos de pensão e companhias de seguros até consultores fiscais e empresas jurídicas. De acordo com o evento, apenas no ano passado, Haia atraiu quarenta e nove empresas/investimentos estrangeiros. 

Acompanhe a fala do presidente Beto Studart em gravação disponibilizada nas mídias sociais pelo jornalista do O POVO, Jocélio Leal.  
 

Discurso na íntegra do presidente Beto Studart

Digníssimas autoridades que tão gentilmente nos recebem na Holanda, aqui representados pelo Sr. KARSTEN KLEIN, Vice-Prefeito da Assuntos Internacionais e Portos de Haia;

Senhora REGINA DUNLOP, embaixadora do Brasil no Reino dos Países Baixos;

Estimadíssimo Governador do Ceará, CAMILO SANTANA, que chefia a nossa Delegação,

Senhoras e Senhores participantes deste evento,

Companheiros que compõem a Delegação do Estado do Ceará.

Atravessamos hoje o Oceano Atlântico para confirmar mais um passo juntos em direção ao futuro de oportunidades entre o Ceará e a Holanda, por meio do estreitamento das relações entre Porto de Roterdam e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Este avanço deriva de um diálogo profícuo estabelecido com base no interesse comum pelo desenvolvimento sustentável, aqui e em nossa terra.

A geografia colocou o Ceará em um ponto estratégico de equidistância entre mercados de destaque na economia globalizada e essa condição foi muito bem aproveitada com a instalação do Porto do Pecém, oportunizando novos horizontes para uma indústria em expansão.

Nosso estado está em um espaço onde “luz solar” e “ventos” são abundantes e essa riqueza compõe o conjunto peculiar de ativos para a implantação de empreendimentos que demandam energias renováveis e energias limpas. Na abundância de três mil horas de luz solar por ano e de ventos que sopram nos 12 meses do calendário, vamos nos colocando no caminho da superação a projetar energias sustentáveis para negócios do futuro.

Estamos posicionados em uma região onde os recursos hídricos são escassos, e crescemos no aprendizado sobre como melhor usufruir das riquezas e nos limites do clima semiárido. Se a água é parca, na luta por superação estamos dando continuidade a construir um cinturão de canais capazes de distribuir água por todo o território, com utilização prevista para uso agrícola, industrial e consumo humano.

Os esforços envidados pelo governador Camilo Santana são notórios no sentido de aumentar a atratividade do Ceará para investimentos, sabedor que é da relevância de novos empreendimentos para a dinamização da nossa economia e para o nosso desenvolvimento.

Amigo Camilo Santana, é uma sorte tê-lo como gestor máximo do Estado, nestes tempos em que precisamos avançar no desenvolvimento. Seu pensamento largo, seu compromisso e sua articulação tem nos possibilitado seguir acreditando e apostando no nosso Ceará, onde a indústria cresce à medida que se anima.   

Temos uma indústria pujante, determinada em ampliar sua competitividade, perseguindo inovações e qualificação da mão de obra. Somos indústria jovem, dinâmica e conectada, que se consolida, que avança, que se abre ao mundo. Contamos com uma das maiores siderúrgicas do país, a primeira empresa a se instalar em uma Zona de Processamento de Exportação no Brasil, a ZPE. Esta zona livre confere ao Ceará um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento do nosso país.

Além de toda a cadeia produtiva do setor eletrometalmecânico, que se firma na região do Pecém, a partir da siderúrgica, a indústria cearense alcança posição de realce em diversas outras áreas:

“Calçados”, com produção voltada ao mercado externo; “Indústria Química”, reunindo conhecimento, inovações e alta tecnologia, destacando a formação de um pólo de saúde no Estado com presença do Núcleo de Produção e Desenvolvimento de Medicamentos, ligado à Universidade Federal, e de instituição reconhecida mundialmente por pesquisa e produção de vacinas; o “setor alimentício“, com a líder nacional na fabricação e venda de biscoitos; a “agroindústria”; a “comunicação”; e a “Construção Civil”, ramo que oferta o maior quantitativo de vagas de emprego para os cearenses.

Essa é a indústria de hoje, do presente, que gera riqueza e renda para o Ceará, em sua trajetória sólida rumo a um futuro próspero.

Do mesmo lado,  os empresários cearenses, aqui representados por essa comitiva especialmente selecionada pela aderência com os objetivos do convênio entre o Porto de Roterdam e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, demonstram espírito coletivo e, com o pensamento voltado para o bem comum, têm sido parceiros disponíveis e atuantes para a construção de um Ceará mais forte.

Assim como nossa gente e nosso estado, a Federação das Indústrias do Ceará tem uma visão de futuro que envolve muito mais do que sonhos.

Estamos apoiados em informação, conhecimento, interlocução e ações concretas que, com o compromisso do setor produtivo e do setor público, revelarão frutos consistentes no curto, médio e longo prazos.

Associar o “uso inovador dos recursos naturais” ao “intercâmbio de conhecimento”, “à capacidade humana efetiva” e “à consolidação de parcerias” é, portanto, missão ativa da Federação das Indústrias.

É nesse sentido que vem sendo materializado o Programa para Desenvolvimento da Indústria.

Entre seus projetos, colocamos em foco as "Rotas Estratégicas", que consiste na construção de estratégias para os setores e áreas industriais promissoras para o Ceará até o ano de 2025.

Estruturando-se tal política de Estado, o projeto eleva-se pela consistência e pelo envolvimento de diferentes segmentos da sociedade; e, por isso, romperá gerações e projetará o nosso futuro.

Tomando como elemento central o aumento da competitividade das indústrias, estamos, juntos, edificando um Ceará melhor.

O trabalho de fôlego, desenvolvido pela Federação das Indústrias, muito nos orgulha e, em vista disso, gostaria de pedir espaço para apresentar-lhes  as linhas gerais, chamando aqui Veridiana de Soarez, da equipe de coordenadores da nossa Federação.

Meus amigos, o povo cearense sabe ser forte e criativo para se superar. As adversidades nos fizeram otimistas, desbravadores, confiantes e extremamente solidários.

Aprendemos a ser um povo que não subestima os irmãos, mas que não é submisso. Somos e sabemos nos valorizar, da mesma forma que valorizamos nossos parceiros e aqueles que tem no trabalho o motor de suas existências.  

Com esse espírito, é que a indústria cearense saúda e se felicita com as perspectivas positivas advindas da conexão entre Pecém e Roterdam, convicta de que essas virão transformar a realidade do Ceará ao tempo em que também beneficiarão a Holanda, em uma troca que fomentará a prosperidade e selará a relação fraterna entre nossos povos.

Exaltando o desenvolvimento baseado em empenho, conhecimento e valentia, e por amor às nossas nações, Brasil e Holanda, proclamamos que “O trabalho é um ato patriótico”.

Um abraço e boa tarde a todos.

BETO STUDART

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright